Governo autoriza translado de corpos de vítimas de Covid-19 para municípios de origem em MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou nessa terça-feira (9) uma portaria que autoriza o translado de corpos de vítimas de Covid-19 a outros municípios do estado, desde que sejam respeitadas medidas de biossegurança. O translado estava proibido, em Mato Grosso, desde o dia 11 de maio.

O estado já registrou mais de 4,5 mil casos de Covid-19 e 140 mortes em decorrência da doença, até essa terça-feira (9), segundo dados da SES.

De acordo com a portaria, fica autorizado o translado dos corpos aos municípios de origem, dentro do território estadual, dos óbitos que tenham tido como causa suspeita ou confirmada a Covid-19, desde que cumprido o período máximo de 24 horas entre o óbito e o sepultamento, seguindo as recomendações das autoridades de Saúde.

Para transladar os corpos, os serviços funerários, familiares e os municípios de origem do óbito devem providenciar todas as medidas já regulamentadas pelos órgãos sanitários para garantir o cumprimento do prazo.

O acondicionamento do corpo deverá, de forma obrigatória, ser feito com lençóis, em saco impermeável e selado para impedir que haja vazamento de fluídos.

A superfície externa do saco deve ser desinfetada com álcool 70%, ou outro saneante desinfetante regularizado.

Depois disso, o corpo deve ser acondicionado em um segundo saco impermeável, selado e mais uma vez desinfectado. O caixão deve ser lacrado e a família não poderá velar o corpo, que deve ser encaminhado diretamente para o sepultamento no município de destino.

Últimas notícias sobre o novo coronavírus em MT
Os profissionais envolvidos no processo de acondicionamento e recebimento do corpo obrigatoriamente deverão estar utilizando o equipamentos de proteção individual apropriados para cada atividade.

Para o translado de corpo em portos, aeroportos e fronteiras, os requisitos mínimos estão estabelecidos pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária.

A portaria também proíbe, em todo território estadual, a prestação de serviços de conservação de corpos.

Veja também

Hospital Central do Estado é inaugurado com estrutura de excelência e sob a gestão do Einstein

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano