Governo de Mato Grosso alerta sobre novo golpe do Pix relacionado ao pagamento do IPVA

O Governo de Mato Grosso alerta sobre novo golpe relacionado ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo a Secretaria de Fazenda, criminosos criaram um site falso com um layout idêntico ao verdadeiro, mas com endereço eletrônico diferente, para oferecer descontos para quem escolhe pagar por Pix.

O site falso apresenta uma diferença em relação ao boleto verdadeiro, que é o QR code do Pix, que no site fake é apresentado na tela do sistema e não no boleto, como é a forma correta. A Secretaria de Fazenda esclarece que não é concedido desconto específico para pagamentos via Pix e que o boleto para o pagamento do IPVA deve ser emitido apenas no sistema do IPVA, da Secretaria de Fazenda, ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Para evitar cair em golpes, é importante verificar se a transação está sendo feita em um site ou aplicativo oficial antes de realizar qualquer pagamento. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, em um dos canais de atendimento.

Com a popularização do pagamento instantâneo, tem sido comum que criminosos utilizem esse meio para aplicar golpes. Por isso, é fundamental redobrar a atenção e ficar sempre alerta. Caso algum contribuinte tenha caído no golpe, a orientação é que um Boletim de Ocorrência (BO) seja registrado.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo