Governo de MT prorroga campanha estadual de atualização de rebanho até dia 10 de junho

O Governo do Estado prorrogou a campanha estadual de atualização de rebanho. Por meio da portaria 157/2024, publicada nesta quarta-feira (05.06) no Diário Oficial, os produtores rurais de Mato Grosso agora têm até a próxima segunda (10.06) para informar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais. A campanha teve início no dia 1º de maio e seria encerrada nesta terça-feira (04.06).

Das 125 mil explorações pecuárias obrigatórias a comunicar estoques de rebanho dentro do Estado, ainda faltam 6.604 (5,2%) comunicações a serem feitas, conforme dados divulgados nesta terça-feira.

Devem realizar a atualização os produtores de bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos, muares, asininos, aves, peixes e abelhas. O produtor rural que não informar o quantitativo está sujeito à multa de 27 Unidades de Padrão Fiscal (UPFs), cujo valor monetário atual é de R$ 6.383,00.

A comunicação de rebanho pode ser feita pelo Módulo do Produtor, ou presencialmente em qualquer unidade do Indea ou postos avançados. No site da autarquia, em “Sanidade Animal”, é possível encontrar outras informações sobre a campanha.

Para ter acesso ao módulo do produtor, o interessado deve requerer o cadastro em alguma unidade do Indea e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado.

No site, na seção Sanidade Animal – Atendimento não Presencial, é possível acessar o termo. Durante a comunicação, o produtor rural que possui bovinos e bubalinos sob sua responsabilidade poderá, também, registrar a marca a ferro.

O informe de rebanho substituiu a vacinação contra a febre aftosa e serve de base para que o Governo do Estado possa planejar as futuras ações operacionais dos serviços veterinários oficiais, bem como fazer a certificação de origem dos animais.

Na última campanha realizada pelo Indea, em novembro de 2023, foram registrados 126.441 estabelecimentos rurais. Além disso, verificou-se a existência de 34,1 milhões de bovinos, 56,5 milhões de peixes, 33,2 milhões de aves comerciais, 1,6 milhão de suínos tecnificados e 450 mil equinos.

Veja também

Produção agrícola: Sorriso lidera ranking de maior produtor; confira lista

Fórum Mulher no Campo acontece em sua XI edição em Sorriso nesta sexta-feira (11)

Produtores rurais de Sorriso são destaque em concurso estadual de derivados do leite

Governo de MT entrega primeiros registros do Serviço de Inspeção de pequenos empreendedores rurais

Bioinsumos podem gerar economia de US$ 5,1 bi anuais ao agro brasileiro

Parte de decreto que reduzia distância para uso de agrotóxico é anulada