Governo do Estado lançará programa para acelerar vacinação contra Covid nos municípios

O Governo do Estado está preparando o lançamento de um programa para acelerar a vacinação contra a covid-19 nos 141 municípios de Mato Grosso. Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o “Imuniza MT” irá promover a “competição” entre as cidades e até mesmo incentivos financeiros.

“O programa Imuniza MT deve abranger não apenas a vacinação contra a Covid-19, mas também contra outras doenças previstas no calendário nacional”, resumiu, hoje, o secretário Gilberto Figueiredo, em publicação nas redes sociais, sem divulgar a data para lançamento do programa.

O Ministério da Saúde informou, esta semana, que já distribuiu 2 milhões de doses para o Mato Grosso e mais de 1 milhão de pessoas já receberam pelo menos a 1ª dose da vacina no Estado. Ou seja, cerca de 42,2 % da população vacinável já foi imunizada com a 1ª dose.

No Brasil, considera-se público-alvo da vacina Covid-19 todos os adultos maiores de 18 anos. Em Mato Grosso, esse grupo equivale a 2,5 milhões de pessoas. O ministério ressaltou que, apesar de já ter vacinado mais da metade do público alvo, é essencial que a população tome duas doses para completar o ciclo vacinal.

Em Mato Grosso, cerca de 352,9 mil pessoas já completaram o esquema vacinal e estão mais protegidas de se contaminar com o vírus. O valor representa 13,8% do público alvo.

Entre as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas no Brasil deve-se tomar a 2ª dose da AstraZeneca/ Fiocruz; da Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única.

Veja também

SES discute estratégias para enfrentamento de HIV e Aids em MT

Programa “A Voz do Povo” destaca primeiro mês de funcionamento da Maternidade Municipal Amor de Mãe

Governo lança fundo de R$ 20 bilhões para modernizar rede pública de saúde

Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer

Lions Clube promove campanha de doação de sangue em Sorriso

Oncologista alerta sobre riscos do cigarro eletrônico e reforçam importância da prevenção ao câncer durante o Outubro Rosa