Greve nacional de pilotos e comissários atrasa voos no Aeroporto Marechal Rondon

Com a paralisação de pilotos, copilotos e comissários de bordo no país nesta segunda-feira (19), o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, registrou atraso de alguns voos. No entanto, as companhias aéreas afirmam que não houve maiores impactos nem cancelamentos de voos no estado.

A paralisação foi feita nesta manhã em todo o país. Os aeronautas pedem melhores condições de trabalho e reajuste de salário acima da inflação.

Segundo a Gol, durante o período da paralisação dos aeronautas, que aconteceu entre 6h e 8h, todos os voos previstos foram operados e apenas alguns sofreram atrasos. “Todos os esforços estão sendo empregados em tratar as contingências com nossos clientes, minimizando muito os impactos”, disse, por meio de nota.

A Companhia orienta que os clientes acompanhem o status dos seus voos pelo site.

A greve dos aeronautas foi convocada na quinta-feira (15) e os profissionais decidiram que irão cruzar os braços sempre por duas horas, das 6h às 8h. O protesto pode se repetir por prazo indeterminado.

A Latam informou que a operação encontra-se normal, tendo tido apenas alguns impactos pontuais em alguns voos com saída na manhã desta segunda, no entanto nenhum com destino a Cuiabá. A empresa também pede para que os passageiros verifiquem o status do seu voo no site.

“Os passageiros com voos afetados pela greve poderão remarcar gratuitamente seus voos ou, em caso de desistência, solicitar o reembolso de seus bilhetes. Em paralelo, passageiros afetados por atrasos receberão todas assistência prevista pela legislação em vigor”, afirmou a companhia.

A Latam também afirmou que está em negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas desde o início de setembro para construção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e aguarda convocação de assembleia pelo sindicato para votação pelos tripulantes da Latam.

A Asta Linhas Aéreas, que também atua no Aeroporto Marechal Rondon, afirmou que não houve nenhum impacto e que segue operando normalmente.

Já a Azul Linhas Aéreas não quis comentar sobre o assunto.

Sobre a greve

A categoria afirma que o preço das passagens aéreas estão gerando altos lucros para as companhias, mas os profissionais estão ficando para trás. Eles também acrescentam que continuaram trabalhando normalmente durante a pandemia da Covid-19, mesmo com reduções nos salários.

Os aeronautas pedem a recomposição das perdas inflacionárias no salário; melhores condições de trabalho; renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT); definição dos horários de início de folgas e cumprimento dos limites de jornada em solo entre etapas de voos.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), a última proposta pedia reajuste de 100% do INPC no salário, diárias nacionais, seguro de vida e vale alimentação, além de garantir a data base 01/12 e todas as cláusulas financeiras e sociais da convenção coletiva enquanto as negociações estivessem em curso. No entanto, a proposta fo reprovada em assembleia e não foi recebida nenhuma contraproposta do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo