Hospital Regional de Sorriso é notificado por Conselho de Enfermagem e Sindicato de Servidores

O Hospital Regional de Sorriso foi notificado nesta semana pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT) devido às condições de trabalho e estrutura do local.

Durante a vistoria realizada nesta semana, o Coren-MT fiscalizou questões relativas ao exercício profissional na enfermagem, enquanto o Sindicato avaliou as condições de trabalho e estruturais do hospital. Nos dois casos, foram encontradas irregularidades, segundo as equipes.

O relatório apontou que o Hospital Regional possui 150 leitos e apenas 46 enfermeiros e 123 técnicos para prestar assistência aos pacientes de alta complexidade de trauma, pediatria e materno infantil de 17 municípios da região. Em alguns setores, não havia enfermeiro responsável, e a quantidade de técnicos era insuficiente diante da quantidade de pessoas internadas.

O Sisma/MT apontou que a carga horária dos profissionais não estava sendo cumprida de acordo com o contrato e que não há pagamento de horas extras. Os profissionais compensam o excedente trabalhado com banco de horas. Em relação à estrutura, segundo o sindicato, foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras no prédio, inclusive no centro cirúrgico.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o Hospital Regional de Sorriso ainda não foi oficialmente notificado e que a direção da unidade acompanhou a visita das equipes do Coren-MT, do Sisma-MT e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e registrou os apontamentos feitos. A SES ainda esclareceu que o hospital passa por constante modernização e que houve um processo seletivo em fevereiro de 2023 para novos profissionais de enfermagem assumirem os postos de trabalho no próximo dia 10 de abril.

O hospital tem sido notificado pelo Coren-MT desde 2021 por causa do subdimensionamento que tem provocado excesso de carga horária dos trabalhadores para prestar o cuidado aos pacientes internados. Há ainda uma ação civil pública em andamento que foi apresentada à Justiça, mas os problemas apontados não foram resolvidos.

Veja também

Bandas de Sorriso se preparam para representar Mato Grosso em competição nacional em São Paulo

Motoclube Insanos promove Hallowrock solidário neste sábado, 15 de novembro, em Sorriso

Município intensifica ações de vacinação e sorteará 29 bicicletas no dia 29 de novembro

Dia D do Diamond Park movimenta o mercado imobiliário de Sorriso com recorde de público e inauguração de novos decorados

Menor de idade é detido pela PM enquanto comercializava entorpecentes em Sorriso

Semsep e forças de segurança recuperam veículos vendidos irregularmente em Sorriso