IBGE: resultados de pesquisas ajudam a direcionar investimentos no setor público e privado

Sobre o tema, a Sorriso FM ouviu nesta manhã (12-01), o coordenador regional do IBGE, Pedro Spoladore. Ele destacou na oportunidade os resultados de algumas pesquisas realizadas pelo órgão, que mostram o retrato do ano de 2023 sob alguns ângulos específicos.

Entre estes resultados, o levantamento sobre o IPCA (que mede a inflação) que teve queda em 2023 na comparação com o ano anterior e a taxa de desemprego que também ficou menor. Em relação à produção rural, houve aumento na área cultivada em 2023.

Para este ano, a expectativa segundo o órgão é de queda na produção em virtude da estiagem, podendo os números se assemelharem aos registrados em 2022.

Spoladore também falou sobre os números divulgados pelo IBGE no final de dezembro ainda relacionados ao censo populacional. Os dados destacam características da população, ligados à cor e raça.

No Censo 2022, em Mato Grosso, dos 3,6 milhões de habitantes, a maioria – 56% se declarou de cor parda. 32,3# dos mato-grossenses se declaram brancos, 9,9% pretos, 1,5%indígenas e 0,3% amarelos.

Diferente do Censo 2010, quando a maioria se declarava branca em 22 municípios do estado, nesta coleta de dados, Terra Nova do Norte foi o  único município de MT em que população se auto declarou predominantemente branca.  Nos municípios de Campinápolis e Nova Nazaré a maioria se autodeclarou indígena e nos demais municípios, a maioria é composta por população parda. Veja a entrevista no vídeo abaixo.

Em Sorriso,  os números mudaram conforme pode ser observado a seguir:

Censo 2010: 

Brancos – 53,1%

Pretos – 4,5%

Pardos – 41,5%

Amarelos – 0,7%

Indígenas – 0,06%

 

Censo 2022:

Pardos – 50%

Brancos – 41,8%

Pretos – 7,9%

Amarelos – 0,2%

Indígenas – 0,05%

Vídeo da notícia

Veja também

Maristela Zanatta fala sobre a campanha “Faça Bonito” em entrevista à Sorriso FM

Biomédico Edson Morbach fala sobre benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Sorriso: veículo utilizado em homicídio no bairro São José é apreendido e mulher é conduzida para a delegacia

Sorriso: jovem é executado com pelo menos três tiros no bairro São Mateus

Sorriso: jovem é atingido por dez disparos de arma de fogo em troca de tiros no São José (atualizada)

Sorriso: vazamento em Botijão de Gás provoca incêndio em Kitnet no bairro Centro Norte