IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal

Desde o início da manhã desta segunda-feira, dia 8 de abril, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Sorriso está com suas aulas paralisadas, em adesão à greve nacional da categoria de professores e servidores da educação superior federal. O campus de Sorriso se une ao movimento que envolve as Universidades Federais e os Institutos Federais de todo o Brasil.

Segundo o Professor Fábio Ramires, o objetivo do movimento é pressionar o governo a olhar para a situação do setor educacional. “Os trabalhadores da educação federal estão enfrentando uma defasagem salarial significativa. Os professores têm uma defasagem salarial de 43%, enquanto os técnicos administrativos enfrentam uma defasagem de mais de 53% em suas remunerações. Estamos há quase um ano em negociação com o Governo Federal, mas nossas demandas não foram atendidas. Por isso, recorremos à paralisação das atividades”, explicou Ramires.

As principais reivindicações dos grevistas incluem a reestruturação da carreira, progressão dos servidores conforme graduação, qualificação e tempo de serviço, recomposição salarial e orçamentária. Os Institutos Federais e as universidades enfrentam uma falta de recursos crítica, afetando bolsas, manutenção e outros setores que foram cortados ao longo dos anos.

O professor Vinícius Miranda destacou o termo “revogaço”, utilizado no movimento, referindo-se a medidas autoritárias na administração pública que retiram direitos adquiridos. “O Governo já sinalizou interesse em discutir essas medidas, mas não houve avanços significativos em relação à recomposição salarial. No entanto, estamos dispostos a negociar e esperamos que o governo também esteja”, afirmou Miranda.

A greve continuará até que o Governo Federal sinalize positivamente para as reivindicações dos professores e servidores. Já foi marcada uma reunião para negociar na próxima semana, na esperança de encontrar uma solução para a situação. Os grevistas fazem um apelo à sociedade para que os apoie nesse movimento, que visa garantir uma educação de qualidade para todos.

Veja também

Jair Frasson relembra pioneirismo e projeta futuro promissor para Sorriso em entrevista à Voz do Povo

A Voz do Povo entrevista empresário José Baggio na série especial pelos 39 anos de Sorriso

6ª Festa do Lions Club Sorriso acontece neste domingo, 18 de maio

China abre mercado para DDG e Mato Grosso sai na frente com articulação estratégica da Sedec

Mato Grosso sedia Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais

Sicredi Celeiro MT/RR realizou ações de Educação Financeira do Programa Cooperação na Ponta do Lápis