Imunidade cruzada seria a solução para combater a Covid-19?

Com o crescimento da pandemia ainda exponencial em alguns lugares do mundo, diversos estudos estão sendo realizados sobre a atuação do coronavírus no organismo humano. De acordo com algumas teorias, a maioria das pessoas não são suscetíveis à Covid-19 e a imunidade cruzada seria uma solução para combater o problema. O tema tem gerado uma grande discussão entre especialistas, alguns adeptos a essa conclusão e outros nem tanto.

O cientista britânico, Karl Friston, é um dos profissionais que afirmam que boa parte da população mundial é imune ao vírus. Segundo ele, só no Reino Unido, cerca de 80% das pessoas não poderiam contrair a doença.

Friston acredita que a ação governamental de diversos países de fechar comércios e suspender serviços teria sido baseada em uma ciência com falhas e que acarretará consequências que podem se estender por gerações futuras. Em sua técnica, chamada de “mapeamento paramétrico estatístico”, ele aponta que, para entender a imagem cerebral, ele vem aplicando seu método particular de análise bayesiana, que ele chama de “modelagem causal dinâmica”, aos dados disponíveis da Covid-19.

O cientista faz uma comparação do Reino Unido com a Alemanha, e sugere que a grande diferença entre os resultados locais não é primariamente um efeito das diferentes ações governamentais de cada país, mas sim pelo fato dos alemães serem menos “suscetíveis” ao contágio do que a população inglesa.

“O fato é que o alemão médio tem menos probabilidade de ser infectado e morrer do que o britânico médio. Por quê? Existem várias explicações possíveis, mas uma que parece cada vez mais provável é que a Alemanha tenha mais “matéria escura” imunológica – pessoas que são impermeáveis à infecção, talvez porque estejam geograficamente isoladas ou tenham algum tipo de resistência natural”, disse Karl.

A matéria escura consiste em um subconjunto da população que participa da epidemia de uma maneira que os torna menos propensos à infecção – ou com menor probabilidade de transmitir o vírus. A matéria escura representa uma abordagem epidemiológica distinta das outras abordagens, que assumem 100% de suscetibilidade da população.

O professor de Stanford e Prêmio Nobel, Michael Levitt, afirmou, no último mês de maio, a existência de algum tipo de “imunidade anterior”, hipótese que foi descartada por muitos estudiosos. No entanto, artigos recentes revelam evidências de algum nível de resistência e imunidade anteriores à Covid-19.

O estudo publicado em meados do mês passado pela revista científica Cell, da Elsevier, Targets of T Cell Responses to SARS-CoV-2 Coronavirus in Humans with COVID-19 Disease and Unexposed Individuals, apontou que 40% a 60% das pessoas não expostas têm resistência de outros coronavírus.
“É importante ressaltar que detectamos células T CD4+ reativas ao SARS-CoV-2 em 40% a 60% dos indivíduos não expostos, sugerindo o reconhecimento de células T reativas cruzadas entre coronavírus circulantes de resfriado comum e SARS-CoV-2”, diz o artigo.

No entanto, tais teorias não são unânimes entre os especialistas. O farmacêutico, bioquímico e doutor em doenças infecciosas pela Universidade Federal do Espirito Santo, Pedro Souza, é um deles. Segundo ele, se realmente mais de 80% das pessoas tivessem alguma imunidade contra o vírus, não haveria o crescimento exacerbado da doença, como vem ocorrendo ultimamente. 

“Se mais de 80% da população tivesse algum tipo de proteção cruzada por terem tido contato com outros tipos de coronavírus ou pessoas nessa “faixa escura” imunologicamente falando, nós não teríamos o efeito exponencial inegável na curva como tivemos no mundo inteiro”, afirmou ele ao 19 News.

Dr. Pedro acredita que, embora possa haver algumas pessoas com proteção cruzada, a maior parte da população é, sim, propensa à Covid-19. “Mesmo que levemos em consideração alguns países que tiveram menos casos, e fazendo o que diz essa teoria – ignorando o isolamento social como uma dos principais fatores que contribuíram para isso -, em todos os países a curva de contágio foi exponencial, corroborando a hipótese de que, sim, a grande maioria da população é susceptível à infecção pela Covid-19, que pode ter pessoas que tenham proteção cruzada, mas que são a devastadora minoria e que uma parte significativa das pessoas infectadas evoluem para a forma mais grave da doença, visto praticamente pela superlotação de leitos de UTI”, argumentou Souza.

Até o fechamento desta matéria, eram contabilizados 7.672.341 casos e 426.058 mortes no mundo todo em decorrência da Covid-19. No Brasil, já são 809.398 casos, sendo 41.162 mortes.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal