Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Sorriso marca início do atendimento

Na noite desta quinta-feira (07), foi inaugurada a tão aguardada base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Sorriso. Com uma equipe composta por 24 profissionais altamente qualificados, a base contará com duas ambulâncias, oito condutores, oito enfermeiros, quatro médicos e quatro técnicos de enfermagem.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância do SAMU como uma base de atendimento especializada, equipada com ambulâncias de última geração e capaz de fornecer assistência médica de qualidade em diversas situações de emergência. “Hoje, inicia as atividades, de forma oficial, e a população recebe um serviço de excelência”, afirmou Lafin.

Localizada aos fundos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME), uma das ambulâncias está equipada com suporte avançado de UTI móvel, reforçando a capacidade de resposta em ocorrências graves, como acidentes de trânsito. O SAMU também atuará em situações mais simples, oferecendo suporte no transporte de pacientes para unidades médicas.

O secretário municipal de Saúde, Luís Fábio Marchioro, ressaltou a melhoria no atendimento à população. “A partir de hoje, quem liga no 192, aqui em Sorriso, vai poder falar com um médico. Se for um problema mais grave, um médico vai até a sua casa. Se for mais simples, vai ambulância com enfermeiro, ou o próprio médico, por telefone, pode resolver. O importante é que agora temos isso disponível”, afirmou Marchioro.

A equipe do SAMU atenderá inicialmente em um raio de 50 quilômetros, abrangendo residências, acidentes de trânsito e empresas. O coordenador do SAMU, Diego Meneghel, destacou que a presença da unidade de resgate minimizará a demora no atendimento médico de emergência. Os profissionais passaram por treinamentos, incluindo situações de urgência e emergência, abordagem em acidentes, estabilização e regulação de vítimas, visando garantir um serviço eficiente à comunidade sorrisense.

galeria de imagens

Veja também

Vacina contra a dengue chega a Mato Grosso, beneficiando 35 municípios; Sorriso também vai receber doses

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso