Na tarde deste sábado (16), o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções em uma área de vegetação no residencial Mário Raiter, em Sorriso (MT). O fogo chegou a ameaçar uma estação de tratamento e uma carreta que estava estacionada nas proximidades.
As equipes de combate se deslocaram rapidamente com uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) e uma unidade de resgate. Devido ao vento forte, as chamas se espalharam com rapidez, atingindo inclusive o outro lado da via.
Caminhões-pipa da Secretaria de Obras e de uma fazenda próxima foram mobilizados para apoiar a operação, que só foi finalizada com a extinção total do fogo após um intenso trabalho em conjunto.
De acordo com o sargento Daiane, do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado de forma acidental durante o uso de uma lixadeira por trabalhadores em uma obra próxima ao local.
“As faíscas teriam atingido a vegetação seca e deram início ao fogo. Como foi um acidente, o trabalhador não foi detido, mas foi devidamente orientado para evitar reincidência”, explicou.
O comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sorriso, major Leandro Junque, alertou para a gravidade das queimadas urbanas e rurais:
“Hoje a tolerância é zero com esse tipo de situação. É fundamental que a população denuncie práticas criminosas relacionadas a queimadas. Estamos em um período crítico e precisamos da colaboração de todos”, destacou o major.