Incêndio registrado em Sorriso nesta quinta-feira (17) queimou 500 hectares de lavouras e mata

Conforme já informado pelo R9News, um incêndio de proporções significativas assolou a cidade de Sorriso nesta quinta-feira, 17 de agosto. O fogo, que teve início em uma área próxima à rodovia, gerou uma densa nuvem de fumaça, afetando a visibilidade na pista e impactando o trânsito local.

A situação se agravou devido à elevação das temperaturas e às fortes rajadas de vento que sopravam na região. Esses elementos climáticos adversos contribuíram para a rápida disseminação das chamas, transformando o incêndio em uma ameaça de maior escala. No entanto, o combate às frentes de incêndio enfrentou obstáculos consideráveis devido à presença de uma grande linha de transmissão de energia na área afetada, tornando as operações aéreas dos bombeiros mais desafiadoras.

As rajadas de vento atuaram como propulsoras, espalhando o fogo com velocidade na região. A equipe de bombeiros que atendeu a ocorrência solicitou reforços para lidar com a emergência. Como resultado do incêndio, cerca de 500 hectares de áreas de lavoura e mata foram consumidos pelas chamas.

O Capitão D Alves, comandante do Corpo de Bombeiros local, relatou que a primeira informação sobre o incêndio foi comunicada pelos bombeiros baseados no aeroporto de Sorriso. Ele ressaltou que a palha de milho, um combustível de propagação rápida, contribuiu para a rápida propagação do fogo. O incêndio cresceu rapidamente, desafiando os esforços iniciais de contenção.

Os bombeiros responderam ao incidente com um avião de combate a incêndios, além de mais dois em operação, incluindo o helicóptero do Ciopaer. A colaboração entre diversas entidades foi fundamental para enfrentar as chamas, com um total de 16 caminhões-pipa sendo mobilizados, juntamente com os recursos disponíveis do Corpo de Bombeiros.

O comandante expressou sua gratidão aos fazendeiros e empresas locais que contribuíram com recursos humanos e materiais. Graças aos esforços conjuntos, o incêndio foi controlado no início da tarde. Embora existisse o risco de atingir algumas empresas, a ação coordenada e determinada dos bombeiros e da comunidade resultou em danos menores do que o esperado.

O incidente enfatiza a importância da colaboração e ação rápida para combater os incêndios em áreas de risco, protegendo tanto o meio ambiente quanto as propriedades locais. As circunstâncias climáticas e geográficas adversas reforçam a necessidade contínua de vigilância e prontidão para lidar com situações de incêndio desafiadoras.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso