Incêndios florestais provocam prejuízos à fauna e flora na região de Lucas do Rio Verde e Sorriso; uma ema morreu queimada

A fumaça presente no ar de  Lucas do Rio Verde e municípios vizinhos é apenas um dos prejuízos provocados pelas queimadas registradas esta semana. A fauna e flora também estão sofrendo danos provocados pelas chamas.

Imagens registradas pelos bombeiros envolvidos nas ações de combate mostram animais que não conseguiram fugir das labaredas. Uma ema que estava numa área da comunidade Morocó não resistiu e morreu.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde, major Alex Queiroz, enumerou várias frentes de combate esta semana. Na terça-feira (17), os militares e a brigada mista atuaram para controlar e extinguir o fogo que destruiu a vegetação nas proximidades do lixão próximo a Fundação Rio Verde. “Demandou uma grande equipe nossa durante praticamente todo o dia, principalmente na parte da tarde”, disse o oficial militar.

Vários focos

Na quarta-feira, os combatentes atuaram em dois incêndios: uma nas imediações da MT 449, próximo a praça de pedágio, e na região da Comunidade Morocó, divisa entre Sorriso e Lucas do Rio Verde.

Veja também

Governo de MT lança novos módulos do Simcar para acelerar regularização ambiental de pequenos produtores

Sorriso:Defesa Civil flagra pesca irregular no Córrego Gonçalves; material foi apreendido

Bombeiros de MT registram em nove meses quase 2 mil animais resgatados; Sorriso lidera ocorrências

Parceria formalizada na COP30 garante implantação de projeto piloto em MT para monitoramento de crédito de carbono

Na COP, Mauro cobra países ricos: “Não queremos migalhas; coloquem a mão no bolso”

Governo de Mato Grosso é premiado com projeto de Monitoramento da qualidade do ar