Indea conta com novos drones para auxiliar ações de fiscalização e monitoramento

O investimento para a aquisição dos novos drones foi de R$ 68 mil, somando-se aos outros nove equipamentos já em operação nas unidades regionais.

As atividades de fiscalização e monitoramento de defesa sanitária animal e vegetal desenvolvidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) ganharam reforço. Quatro novos drones foram adquiridos pela autarquia e passam nesta semana a auxiliar as ações de desenvolvidas pelos servidores dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Juara e Lucas do Rio Verde.

Desde 2021, quando os drones começaram a ser utilizados pelo Indea, a tecnologia tem se mostrado uma importante aliada no combate a irregularidades. Imagens aéreas captadas pelos equipamentos já possibilitaram a identificação de entradas clandestinas de gado oriundo da Bolívia sem procedência sanitária, descumprimento do vazio sanitário da soja e transporte irregular de agrotóxicos e sementes, entre outras infrações.

O investimento para a aquisição dos novos drones foi de R$ 68 mil, somando-se aos outros nove equipamentos já em operação nas unidades regionais.

“Esses drones proporcionam uma grande melhoria nas atividades, ampliam o nosso campo de visão, otimizam o trabalho e permitem acesso a áreas de difícil alcance sem a necessidade de deslocamento presencial”, destacou o coordenador de Fiscalização e Julgamento de Processos do Indea, Thiago Augusto Tunes.

Legenda – A equipe do Indea tem utilizado drones para visualizar aqueles ninhos localizados em pontos altos de árvores. Através das imagens geradas pelo equipamento que sobrevoa os ninhais, é possível observar o estado das aves e se há mortalidade fora do normal nos ninhais. – Créditos – Indea/Sanidade Animal

Na área de defesa vegetal, os drones possibilitam o monitoramento aéreo de grandes propriedades de soja e algodão, auxiliando na fiscalização do vazio sanitário e no uso de agrotóxicos. Já na defesa animal, contribuem para vistorias em propriedades, quantificação de rebanhos, identificação de animais doentes e fiscalização de trânsito de animais.

A expectativa, de acordo com Thiago Tunes, é de que o uso dessa tecnologia seja ampliado para mais unidades do Indea, fazendo com que o raio de observância dos fiscais seja ainda maior e mais otimizada.

Veja também

Sorriso apresenta Zona de Desenvolvimento do Agronegócio a empresários em Foz do Iguaçu

Pesquisa aponta efeitos promissores da aplicação de calcário e gesso na produtividade da soja em Mato Grosso

Alei Fernandes fala À Voz do Povo sobre o Encontro Nacional dos Prefeitos do Agro

Mutirão do CAR Digital 2.0 em Campo atende produtores rurais de 17 municípios, inclusive Sorriso

Produtores rurais podem conquistar selo de origem da agricultura familiar em Sorriso

Sorriso sedia Congresso Prefeitos do Agro com foco em inovação e sustentabilidade no agronegócio