Indea-MT alerta sobre perigos de recebimento de pacotes de sementes não solicitadas oriundas da China

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) alerta a população de Mato Grosso sobre pacotes de sementes não solicitados vindos da China que estão sendo endereçados a cidadãos comuns em pequenos pacotes atrelados à diversas compras realizadas como se fossem um brinde. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não tenham solicitado qualquer mercadoria daquele país têm recebido estas embalagens.

Informamos que já foi reportado ao Indea-MT o ingresso desses materiais em solo mato-grossense. A orientação é que, no caso de recebimento de pacotes suspeitos, não sejam abertos e que os cidadãos mantenham as embalagens originais preservadas. Não plantem, manipulem, nem joguem no lixo o conteúdo e encaminhem imediatamente a embalagem (preferencialmente inviolada) à unidade do Indea-MT mais próxima ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que realizarão os procedimentos necessários.

Considerando que este material tem procedência e qualidade desconhecida, podendo ser um potencial veiculador de patógenos ou espécies de plantas daninhas exóticas e potenciais causadores de prejuízos econômicos à sanidade vegetal, o Indea-MT e o Mapa estão articulados conjuntamente, visando evitar a introdução e disseminação de pragas e realizarão o encaminhamento do material para análise no Laboratório Federal de Defesa Vegetal oficial.

Para mais orientações, o cidadão pode contatar a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do Indea-MT pelo telefone (65)3613-6045, a Ouvidoria Setorial do Indea-MT (0800 647 9990 ou ouvidoria@indea.mt.gov.br) ou ainda as unidades locais do Indea-MT.

Veja também

Corpo de Bombeiros inicia operação para coibir o uso irregular do fogo em MT

Parceria vai viabilizar uso de maquinário pesado na prevenção e combate a incêndios florestais em MT

Prefeitura notifica 118 terrenos sujos e reforça penalidades para proprietários

Identificados em câmeras de vigilância quatro foram presos por descarte irregular de resíduos em Sorriso

Governo de MT destina R$ 125 milhões para combater incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2025

Governo de MT assina decreto que estabelece período proibitivo de uso do fogo