Infectologista orienta sobre uso correto e higienização das máscaras

A partir de terça-feira (5), o Governo começará a multar estabelecimentos que permitirem a entrada de pessoas sem máscaras. A lei, aprovada na Assembleia Legislativa, é mais uma tentativa de conter a disseminação da Covid-19 (novo coronavírus).

A médica infectologista Márcia Hueb, coordenadora da área no Hospital Júlio Muller, em Cuiabá, orienta como utilizar e higienizar as máscaras caseiras .

Conforme ela,  o uso de máscaras é eficaz desde que associado às medidas de isolamento social e higienização das mãos com água e sabão.

“Nós temos dois tipos de máscaras: as profissionais, que são usadas dentro de um ambiente hospitalar e para profissionais de saúde, e as caseiras que têm a função de bloqueio. Elas são medidas adicionais ao isolamento social e a higienização das mãos. São eficazes se colocadas em conjunto com todas as outras medidas”, disse .

As máscaras caseiras devem e podem ser lavadas pela pessoa que usou assim que chegar em casa

Para infectologista, essas três medidas [isolamento social, higienização das mãos e uso de máscara] funciona, atualmente, como uma vacina contra o vírus, já que reduz o risco de transmissão.

“A vacina é um instrumento cientificamente comprovado como uma medida de bloqueio de disseminação de doença. Isso é inquestionável. Mas como nós ainda não temos uma vacina contra o coronavírus, eu posso interpretar, de forma figurada, que o isolamento social associado à higiene das mãos e o uso de máscara para as pessoas que precisam sair de casa, é a vacina que nós temos no momento contra o vírus”, disse.

Márcia ensinou que as máscaras caseiras devem ser produzidas com duas camadas de tecido, principalmente de algodão.

“Quando eu coloco essa máscara, a função é que as minhas gotículas não sejam espalhadas naquele ambiente. A gotícula que eu posso produzir pela fala, pelo espirro, pela tosse, ela vai ficar contida por aquela barreira.  Então, eu uso para proteger outro e outro uso para me proteger. Se todos usarmos como uma medida adicional, ela pode ter alguma eficiência”, afirmou.

Conforme a infectologista, a pessoa deve permanecer com uma máscara por um período de até quatro horas. Depois, ela deve ser lavada pela pessoa que usou em uma solução com água e sabão.

Para as pessoas que precisam ficar fora de casa por mais de quatro horas, Márcia orienta a levar outras máscaras na bolsa e guardar as usadas em sacolas de plástico.

“As máscaras caseiras devem e podem ser lavadas pela pessoa que usou assim que chegar em casa. Elas devem ser retiradas pela lateral e colocadas de molho por 15 a 20 minutos em uma solução simples como água e sabão. Pode acrescentar água sanitária, mas não é necessário. Depois retira, enxague, põe para secar. Pode ser passado a ferro”, explicou.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região