INSS: sem exigência de prova de vida, benefícios devem seguir até 2022

Com a suspensão da exigência da prova de vida, derrubada na segunda-feira (27) pelo Congresso Nacional, segurados do Instituto Nacional do Segurado Nacional (INSS) não correm o risco de perder o benefício até o fim do ano.

A exigência foi retirada no início da pandemia da covid-19 e incluída em lei para garantir que os segurados não precisassem sair de suas casas até o final deste ano. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, vetou, no início do mês, esta passagem de uma lei aprovada no Congresso, e o veto foi derrubado nesta semana.

De acordo com o INSS, 36 milhões de aposentados, pensionistas e segurados já realizaram a prova de vida, mas cerca de 4,9 milhões de pessoas ainda não cumpriram com a exigência. Sem a derrubada do veto, esses segurados poderiam ter o benefício suspenso caso se recusassem a comparecer a alguma agência do INSS.

Até o momento, o INSS ainda não se manifestou sobre a suspensão, mas deve, nos próximos dias, editar uma portaria para orientar os segurados sobre o assunto.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Audiências entre Judiciário e Executivo buscam soluções para questões de interesse público em Sorriso

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva