Investimentos do Governo de MT refletem na redução de 96% de focos de calor no Pantanal

A região do Pantanal mato-grossense registrou uma redução de 96,5% no número de focos de calor entre 2020 e 2022, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em 2020 foram registrados 13.207 focos, enquanto no ano passado foram 462.

“Os índices positivos são a prova de que o Governo de Mato Grosso trabalha intensamente no combate aos incêndios florestais, ao investir na nossa corporação com a entrega de novas unidades, viaturas e equipamentos para os nossos bombeiros. Sem o investimento do Governo do Estado, essa redução de 96% não seria possível”, afirma o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, tenente-coronel Marco Aires.

Nos últimos quatro anos, o Governo de Mato Grosso destinou mais de R$ 185 milhões para o combate de crimes ambientais. Já em 2023 será disponibilizado, ao todo, R$ 77,4 milhões. Esses recursos fazem parte do Plano de Ação do Comitê Estratégico para o Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT).

O montante vai possibilitar a contratação temporária de brigadistas, locação de quatro aeronaves, aquisição de uma nova plataforma própria de imagens de satélite de alta resolução para monitoramento ambiental e o custeio das operações de respostas e fiscalização em campo, bem como a aquisição de equipamentos permanentes, consumo e serviços necessários às equipes.

“Preservar o meio ambiente é um compromisso que o Governo do Estado assumiu desde o início da gestão Mauro Mendes e o Corpo de Bombeiros atua para cumpri-lo da melhor forma possível”, afirma o comandante.

Além dos investimentos em equipamentos e outros recursos, o Governo também investe em cursos aos militares, a fim de garantir uma equipe muito mais capacitada nas ações de combate. Neste ano, por exemplo, mais de 30 militares foram capacitados no 9º Curso de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais (9º CGIF).

“O Corpo de Bombeiros monitora diariamente os focos de calor via satélite, o que será melhorado com a implantação da plataforma de predição de incêndios contratada pelo Estado. Com esta plataforma e cursos realizados durante a fase de preparação, teremos equipes melhores preparadas para analisar os dados gerados e, assim, planejar ações contra os incêndios florestais dentro de cada regional”, explica o comandante.

Redução segue em 2023
Neste ano, o Pantanal mato-grossense segue registrando redução no número de focos de calor. Entre 1º de janeiro e 5 de junho, o bioma reduziu em 17% os focos em relação ao ano passado. Foram registrados 43 focos durante este período em 2023 e 52 focos em 2022.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital