Janeiro Branco é marcado com campanha em prol da saúde mental e bem estar

Iniciar o ano usando branco é uma tradição, mas janeiro é também considerado o mês branco, uma campanha para preservar a nossa saúde mental.

De acordo a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Sorriso, Dra. Fabíola Slavieiro, uma vida em equilíbrio é de suma importância para a convivência em sociedade. “Se a saúde mental da pessoa está bem é notável sua positividade, vontade de viver, práticas regulares de atividades físicas, boa relação com amigos e familiares, rendimento escolar ou no trabalho e boas noites de sono, por exemplo”.

Segundo Fabíola, é imprescindível a auto avaliação como também a observação comportamental das pessoas próximas, como por exemplo: cansaço, irritabilidade, afastamento com os amigos ou tristeza podem ser alguns dos sinais, mas há também quem não apresente essas características e sofre calado, daí a importância do diálogo. 

Conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde, em Mato Grosso o índice de suicídio teve um aumento de 44% no período de 4 anos, envolvendo jovens de 15 a 29 anos de idade. É a terceira maior causa de morte nessa faixa etária em MT entre os homens e a sétima entre as mulheres.

“É importante cuidarmos de nossa saúde mental agora, para que não precisemos debater tanto o setembro amarelo que é o mês do combate ao suicídio”, orienta Fabíola.

 Para quem precisa de ajuda pode procurar o CAPS Sorriso, que fica localizado na rua Bené, 1663. Pode obter informações também por telefone no 3907-3503, bem como  no AME  e demais unidades de saúde do município. 

Veja também

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT

Psicólogos orientam pais e responsáveis sobre cuidados com crianças durante as férias

Entrevista destaca avanços e alertas da campanha Dezembro Vermelho em Sorriso