Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso obteve uma vitória significativa na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A Justiça acolheu um pedido liminar e estabeleceu um prazo de cinco dias para que um ferro-velho localizado em Ipiranga do Norte, município distante 439 km de Cuiabá, realize a limpeza do local, descartando os pneus, eliminando as sucatas e outros resíduos depositados a céu aberto.

O descumprimento dessa decisão resultará em uma multa diária de R$ 1 mil. O juiz determinou que as medidas sejam acompanhadas pelo órgão de fiscalização ambiental municipal e que sejam detalhadamente relatadas em um auto de constatação. Caso as medidas não sejam cumpridas voluntariamente pelos réus, o poder público deverá efetuar a remoção dos pneus, repassando as despesas aos responsáveis.

O promotor de Justiça Marcio Florestan Berestinas ressaltou que um levantamento fotográfico realizado no local pelo Ministério Público demonstra que os proprietários do ferro-velho têm repetidamente descumprido as normas sanitárias de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Além do pedido liminar para a limpeza do local, o MPMT também solicitou que, ao final do processo, os proprietários do imóvel sejam condenados ao pagamento de danos morais coletivos. O promotor argumentou que essa condenação servirá como exemplo para outras pessoas que têm descumprido as posturas municipais relativas à prevenção da proliferação do mosquito.

A decisão judicial, proferida em 15 de abril na comarca de Sorriso, representa um importante passo na proteção da saúde pública contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Veja também

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Onda de calor se estende até sábado (04) e deve atingir 45 municípios de Mato Grosso

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

MT avança na gestão apropriada de resíduos sólidos, aponta relatório da Sema

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais