Mais de 150 pessoas participam do Dia de Campo da Avicultura

Alimentação, saúde dos animais e gestão da propriedade são os temas em debate hoje (15) no 2ª Dia de Campo da Avicultura. Neste momento, o público que reúne avicultores, profissionais da área e estudantes está com as atividades concentradas no sítio do seu Leônidas Pimentel, avicultor que mantém cerca de mil aves no plantel do ciclo inicial até a terminação. Todo mês, a família de Leônidas leva para o abate cerca de 300 aves. As penosas acabaram se tornando a principal fonte de renda da família. E, é lá na propriedade e na prática que interessados na produção estão conferindo todas as fases de desenvolvimento do frango caipira e semicaipira.

Com um plantel alto para criação e engorda (as mil aves que a gente já falou); é possível conferir no aviário da família todas as fases de crescimento que passam pelo estágio inicial; crescimento em si e terminação. E em todas elas o seu Leônidas conta com a assistência prestada pelos técnicos da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). A assistência, frisa o produtor, é a grande aliada no aumento da produção. “A gente conta com a assistência técnica no desenvolvimento; depois ainda temos o apoio no abate do frango, recebemos o produto pronto para a venda ao consumidor final”, conta.

Assim como Leônidas, no Município outros 39 avicultores tem a produção abatida e embalada pelo Abatedouro Municipal de Aves sem custo algum. E o produto saí de lá com o Selo Susaf/MT o que possibilita a comercialização das aves em qualquer município do Estado, como faz questão de lembrar o secretário-adjunto da Sama, Márcio Kuhn.

Segundo Márcio; além do trabalho desenvolvido junto aos 40 produtores que contam com o serviço do Abatedouro Municipal; outras 20 famílias sorrisenses também já estão recebendo o serviço de assistência técnica. “Gradativamente a produção e o mercado serão ampliados; para muitas famílias a avicultura já é a principal fonte de renda, outras ainda tem como fonte adicional”, diz. Contudo, como a intenção é avançar “dias de campo, trabalho e discussões como esse são essenciais”, completa Márcio. Afirmação reiterada pela zootecnista responsável pelo projeto de Ave Caipira no Município, Poliana Cardoso. Para ela, eventos, cursos e acompanhamento são ações que geram conhecimento e, como consequência, bons resultados. E quem foi para o dia de campo pode conferir o resultado de um trabalho intenso na prática.

“Nossa meta é continuar avançando. Hoje temos programas voltados para a agricultura familiar no Assentamento Jonas Pinheiro, no Projeto Casulo e no Cinturão Verde; em todos eles estamos obtendo ótimos resultados. Ampliar e fortalecer a rede da agricultura familiar é uma das nossas prioridades e um desafio construído a muitas mãos”, pontua o prefeito Ari Lafin – que assim como o vice-prefeito Gerson Bicego, vários avicultores do Município, profissionais da área e as crianças da Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, conferiu de perto as instalações e o trabalho na Chácara Cristo Rei.

O evento, que foi promovido pela Prefeitura de Sorriso, via Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras instituições. Os palestrantes integram os quadros da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e também do Sebrae. E quem busca mais informações sobre a produção e não pode comparecer ao evento hoje, é só ligar na Sama, no número 3545-8353 das 7 às 13 horas.

Veja também

Indea alerta: Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos termina na próxima semana

Segunda safra de milho se consolida como estratégica na transição energética

Dia de Campo apresenta resultados de Sistema Agroflorestal em Sorriso

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro