O secretário pontua que conforme a vacinação avança, o número de internados e de novos casos tem diminuído no Município. No Boletim Epidemiológico desta terça-feira (09), constam oito internados, quatro em UTI e quatro em enfermaria. No momento, são 41 casos ativos. “Está muito claro o quanto a evolução da vacinação tem impacto direto na redução de novos casos”, reforça Luís Fábio. Para o gestor, a imunização reduz a propagação do vírus com a redução direta dos casos e a avanço para o controle da pandemia.

Nova rotina

Luís Fabio destaca que ontem (08), Sorriso iniciou uma nova rotina para as imunizações contra a covid-19. Não há mais agendamento para a aplicação de primeiras doses. Caso a pessoa tenha mais de 18 anos, é só procurar um PSF – qualquer um, pois todas as unidades estão com imunizantes disponíveis – para a aplicação da primeira dose, lembrando mais uma vez que essa é a recomendação para maiores de 18 anos.

Já se a primeira dose for para adolescentes de 12 a 17 anos, as referências são o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste e o Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol. As segundas doses e também as doses de reforço ou a terceira dose, também são aplicadas nesses dois pontos. Para gestantes e puérperas a referência é preferencialmente ou o Centro de Eventos ou o PSF Nova Integração.

Vale lembrar que a dose de reforço, a chamada terceira dose, é aplicada em idosos com 60 anos ou mais; imunossuprimidos, isso é, pessoas em tratamento para câncer, transplantados, portadores de deficiências e demais doenças graves e profissionais da saúde. Para receber a terceira dose, imussuprimidos devem observar um espaço de 28 dias da aplicação da segunda dose e profissionais da saúde e idosos, 180 dias, isso é, seis meses.