Mais de 80 maquinários são apreendidos em garimpo ilegal em MT

As equipes que atuaram na Operação Alfeu V apreenderam e destruiu pelo menos 84 maquinários, entre escavadeiras, geradores, motores estacionários e moinhos de pedras, na ação que foi realizada entre o sábado (19/03) e a quarta-feira (23/03), para desocupar o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé.

Segundo a Polícia Federal, as ações policiais na Terra Indígena Sararé continuarão para reprimir crimes ambientais e a extração ilegal de minérios. A operação resultou na retirada ou destruição de sete escavadeiras (PC), 40 motores estacionários, 22 moinhos de pedra, 15 geradores barracas e diversos outros materiais utilizados no garimpo.

A operação Alfeu V é realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Mais de 100 agentes públicos atuaram na ação, incluindo o uso de aeronaves e embarcações.

A Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D´Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, no Estado do Mato Grosso. Indígenas da etnia Nambikwara são pressionados há 30 anos por garimpos ilegais de ouro em suas terras.

Veja também

Plano Estadual Pena Justa terá propostas apresentadas pela sociedade civil

Policiais civis reforçam efetivo nas delegacias no interior do Estado

Criança de 10 anos é baleada em Sinop e versão da família levanta suspeitas

Vereadora de Vale de São Domingos é detida por suspeita de furto em loja de moda fitness em Pontes e Lacerda

Polícia Civil apreende mais de mil cigarros eletrônicos em loja de Sorriso; prejuízo estimado é de R$ 600 mil

Procon Estadual alerta sobre golpe por mensagem de e-mail