Mais de 80 maquinários são apreendidos em garimpo ilegal em MT

As equipes que atuaram na Operação Alfeu V apreenderam e destruiu pelo menos 84 maquinários, entre escavadeiras, geradores, motores estacionários e moinhos de pedras, na ação que foi realizada entre o sábado (19/03) e a quarta-feira (23/03), para desocupar o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé.

Segundo a Polícia Federal, as ações policiais na Terra Indígena Sararé continuarão para reprimir crimes ambientais e a extração ilegal de minérios. A operação resultou na retirada ou destruição de sete escavadeiras (PC), 40 motores estacionários, 22 moinhos de pedra, 15 geradores barracas e diversos outros materiais utilizados no garimpo.

A operação Alfeu V é realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Mais de 100 agentes públicos atuaram na ação, incluindo o uso de aeronaves e embarcações.

A Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D´Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, no Estado do Mato Grosso. Indígenas da etnia Nambikwara são pressionados há 30 anos por garimpos ilegais de ouro em suas terras.

Veja também

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada

Pastor e mãe são presos por tortura a criança de 7 anos em Apiacás

Grupo Especial de Fronteira apreende 500 quilos de cocaína após queda de aeronave em plantação de milho

Polícia captura mãe e filho que assassinaram idosos em Peixoto de Azevedo

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Marido de Ines Gemilaki é preso por suspeita de envolvimento em duplo homicídio no Nortão