Mato Grosso apresenta redução de 31,5% nos alertas de desmatamento

Mato Grosso vem acumulando uma redução média de 31,5% nos alertas de desmatamento nos últimos 6 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O dado oficial é do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).Entre agosto de 2020 e janeiro deste ano houve o alerta de desmatamento para 673 km² no estado, enquanto no ano anterior foi detectado o corte raso de 983 km², o que significa uma redução de 31,5% no período. Agosto é o mês de início do ciclo de monitoramento dos índices.Conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a redução é resultado da política estadual de tolerância zero, e dos investimentos na prevenção e combate ao desmatamento e incêndios.

“O governo está fortalecendo o combate às ilicitudes com monitoramento em tempo real do território mato-grossense, tanto das queimadas quanto do desmatamento. A desmobilização dos infratores com a apreensões de equipamentos utilizados no desmatamento, o embargo da área, e a aplicação de multas, também possibilitam que possamos fortalecer quem trabalha na legalidade”, explica a gestora.

Em janeiro de 2021 houve a maior redução do período, com queda de 63% na área de alerta de desmatamento. Em agosto, início do ciclo de monitoramento, o índce foi de – 22%, em setembro, – 47%, outubro manteve o desmatamento equivalente ao ano anterior , novembro, -19%,  e dezembro -6%.

Veja também

Polícia Militar apreende armas de fogo e prende homem por disparos e ameaça em Sinop

Ação integrada apreende 210 kg de drogas e dá prejuízo de R$ 843 mil às facções criminosas

Homem é preso em flagrante por agredir esposa e abandoná-la em rodovia após discussão em Nova Ubiratã

Homem é preso em flagrante após furtar 368 placas eletrônicas da empresa Oi em Sorriso

Sorriso autoriza construção de 640 apartamentos com subsídios da Caixa

Sorriso sedia seletiva estadual para o maior campeonato mundial de capoeira