Médico Obstetra fala sobre endometriose: causas, sintomas e tratamentos

No quadro “Saiba Mais” do programa A Voz do Povo desta quinta-feira (07 de setembro), o renomado médico obstetra Dr. Felipe De Bem trouxe esclarecimentos essenciais sobre a endometriose, uma condição médica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.

A endometriose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o útero começa a crescer fora do útero, podendo se desenvolver em várias partes do corpo. O Dr. Felipe De Bem destacou que, ao contrário do que muitos acreditam, a endometriose não está restrita apenas ao útero, podendo afetar órgãos como os ovários, as trompas de Falópio e até mesmo o intestino e a bexiga.

Durante a entrevista, o especialista enfatizou que a endometriose é uma condição crônica e que, infelizmente, ainda não há cura definitiva. No entanto, ele ressaltou que existem diversas opções de tratamento disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas e melhorar significativamente a qualidade de vida das pacientes que convivem com a doença.

“É fundamental que as mulheres estejam cientes dos sintomas da endometriose, como dores pélvicas intensas, dor durante as relações sexuais e irregularidades menstruais. Uma detecção precoce e um diagnóstico preciso são cruciais para que o tratamento seja eficaz”, explicou o Dr. De Bem.

Ele também encorajou as mulheres a buscarem aconselhamento médico e a conversarem abertamente com seus profissionais de saúde sobre seus sintomas, garantindo assim o acesso ao tratamento adequado.

Veja a entrevista no vídeo.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade