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Medidas sanitárias adotadas na BR-163 ampliam prevenção contra Covid-19

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Desenvolvendo um serviço definido como essencial pelo Governo Federal, a Concessionária Rota do Oeste adota todas as medidas de segurança sanitária cabíveis para prevenir a propagação da Covid-19 no trecho sob concessão da BR-163/MT. O trabalho dos funcionários segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e conta com o acompanhamento do Comitê de Saúde da empresa desde o início da pandemia, em março de 2020.

São consideradas essenciais e não podem ser paralisadas as atividades necessárias à sobrevivência, saúde, abastecimento e segurança da população a exemplo do trabalho da Polícia, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), transporte de cargas etc. Como presta apoio aos caminhoneiros, a Rota do Oeste tem a sua essencialidade pautada pela oferta de atendimento médico, socorro mecânico, informações por meio do 0800 065 0163, entre outros. Todas essas frentes de atuação são custeadas e mantidas pelos valores arrecadados pelo pedágio.

Para que tudo isso seja feito seguindo os protocolos de segurança sanitária, nas praças de pedágio, todos os operadores usam máscaras de proteção e nas cabines há álcool em gel para higienização das mãos, após cada operação realizada. As flanelas que eram utilizadas para limpar o balcão foram substituídas por papel toalha. Ainda como parte da limpeza, os ambientes são higienizados em todas as trocas de turno.

Assim que chegam para trabalhar, todos os funcionários têm a temperatura corporal e saturação aferidas e são questionados sobre a incidência de algum sintoma referente à Covid-19. Caso haja confirmação para qualquer sintoma da doença, a informação é imediatamente transmitida para a equipe de saúde laboral, que adota protocolos preventivos para disseminação do vírus.

As equipes operacionais que atuam no socorro mecânico estão orientadas sobre a obrigatoriedade do uso da máscara. Além disso, todos os procedimentos necessários são realizados sem contato físico com os motoristas e, sempre que possível, os funcionários devem garantir uma distância mínima de dois metros e conversar somente o necessário de forma que diminuam as chances de contato.

Todos os veículos contam ainda com borrifadores de álcool para higienização do cookpit, máscaras descartáveis para oferecer ao usuário, quando estão sem e precisam ser transportados na viatura. Esse transporte é feito em espaço apropriado e com as janelas abertas. Assim como nas praças de pedágio, a equipe é consultada se apresenta algum sintoma. Empresa especializada contratada pela Rota do Oeste atua na sanitização das bases de atendimento com produtos específicos.

Atendimento médico – Os profissionais da área de saúde e os seus equipamentos seguem protocolos específicos para o serviço desempenhado. Desde o início dos atendimentos na BR-163, as ambulâncias são higienizadas ao final de cada atendimento, cuidado que passou a ser redobrado.

Conscientização e saúde – Ainda como parte das ações de prevenção contra a Covid-19, a Rota do Oeste atua de forma permanente na conscientização dos funcionários, abordando sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Dentro da temática, a empresa ainda mantém os integrantes informados sobre a propagação da doença, crescimento ou queda do número de casos, vítimas e leitos em Mato Grosso.

A empresa afastou das suas funções os funcionários que fazem parte do grupo de risco e possibilitou o trabalho em home office aos integrantes que têm condições de desempenhar as atividades nessa modalidade.

A Rota do Oeste dispõe ainda de kit para testagem dos funcionários que apresentam algum sintoma de Covid-19. A atividade é feita pela equipe de saúde laboral e todas as providências são adotadas para preservar a saúde dos funcionários e usuários da rodovia.  

Apoio aos caminhoneiros – Durante a pandemia, em 2020, os caminhoneiros receberam um atendimento diferenciado da Rota do Oeste e parceiros. No decorrer do ano foram montados pontos de apoio para prestação de serviço médico, desenvolvidas campanhas de vacinação contra gripe e ações com foco na testagem de Covid-19 dos motoristas profissionais. Nos locais, 5 mil caminhoneiros receberam atendimento médico, cerca de 1,8 mil marmitas foram fornecidas, além da distribuição de 5,2 mil kits higiênicos, aplicação de 2,7 mil doses vacinas contra gripe e realização de 4,5 mil testes de Covid-19.