Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso interpôs recurso nesta quarta-feira (8) contra a decisão da Justiça que concedeu prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, à mãe de uma menina de 11 anos, vítima de estupro praticado pelo próprio padrasto, em Sorriso. O casal também tem uma filha de seis anos de idade.

Apesar de a mãe da criança e o companheiro terem tido a prisão preventiva decretada na segunda-feira (6), o juízo da 2ª Vara Criminal acolheu o pedido da defesa pela revogação da prisão preventiva da mãe, estabelecendo medidas cautelares no dia seguinte (7). O padrasto continua preso.

Segundo trecho do recurso, “conforme as investigações que resultaram na prisão preventiva do casal, o padrasto da vítima vinha praticando diversos atos libidinosos contra a criança de 11 anos com o conhecimento e consentimento da mãe.”

A promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vasconcelos, que assina o recurso, expressa preocupação com a outra criança do casal. Ela lembra que a mãe da vítima havia mudado de Sinop porque teria abandonado a filha de 11 anos em casa, caracterizando abandono de incapaz. “Agora, com os indícios apresentados dando conta de delitos contra a filha caçula, a liberdade da mãe coloca em xeque a instrução criminal e a própria aplicação da lei penal.”

Maio Laranja

A preocupação com casos de violência sexual contra crianças e adolescentes é crescente. Dados do Ministério da Saúde revelam que, no período de 2015 a 2021, foram notificados no Brasil 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, com uma média de 80 casos por dia nesses sete anos. Diante disso, o Ministério Público de Mato Grosso lançou a Campanha Estadual de Enfrentamento e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil, em alusão ao “Maio Laranja”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, a família e as instituições para a proteção e integridade das crianças e adolescentes.

O carro-chefe da campanha é um vídeo institucional de 30 segundos, exibido na TVCA, viabilizado com o apoio de parceiros privados e instituições públicas. Além disso, a campanha inclui peças virtuais para redes sociais, busdoor, outdoor e entrevistas na Rádio CBN Cuiabá (95,9 FM), todas as quartas-feiras, das 9 às 10h, com autoridades que integram a rede de atendimento, abordando diferentes enfoques dentro da temática de enfrentamento e combate ao abuso e à exploração infantojuvenil.

Para denúncias e manifestações, a população pode contatar a Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso pelos seguintes meios: telefone 127 (custo de uma ligação local), WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail: ouvidoria@mpmt.mp.br ou formulário eletrônico de manifestação.

Veja também

Jair Frasson relembra pioneirismo e projeta futuro promissor para Sorriso em entrevista à Voz do Povo

A Voz do Povo entrevista empresário José Baggio na série especial pelos 39 anos de Sorriso

6ª Festa do Lions Club Sorriso acontece neste domingo, 18 de maio

China abre mercado para DDG e Mato Grosso sai na frente com articulação estratégica da Sedec

Mato Grosso sedia Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais

Sicredi Celeiro MT/RR realizou ações de Educação Financeira do Programa Cooperação na Ponta do Lápis