Ministro da Saúde faz reunião com secretários sobre 1º caso de coronavírus

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reúne na manhã desta quarta-feira (26/2), com secretários estaduais de saúde, para tratar sobre o primeiro caso confirmado de contaminação pelo novo coronavírus no Brasil. Após o encontro, o ministro concederá uma entrevista coletiva à imprensa.

O primeiro caso com teste positivo para o novo coronavírus é de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. O paciente, segundo as autoridades, está bem, tem sinais brandos da doença e ficará em isolamento domiciliar.

O secretário da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, participa da reunião no ministério e também falará com a imprensa. Na ocasião, a pasta divulgará oficialmente o laudo final da investigação.

Contraprova

O caso foi relatado pelo Hospital Israelita Albert Einstein como suspeito de coronavírus na tarde da terça (25/1). Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e conforme o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que já foi realizada.

Fontes ouvidas adiantaram o diagnóstico positivo. Segundo o hospital, o paciente foi atendido na unidade Morumbi, na zona sul da capital, na noite da última segunda-feira (24/2), e a infecção foi confirmada por meio do teste PCR em tempo real.

Iniciado na China em dezembro, o surto já tem cerca de 80 mil casos pelo mundo e mais de 2,6 mil mortes. Desde o fim da semana, a explosão de casos da Itália tem elevado o alerta global sobre a doença.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Ministério da Saúde estende campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos até o fim de 2026

Com foco em prevenção, SAE dá start à campanha “Julho Amarelo”

Bombeiros auxiliam mãe que deu à luz em casa no bairro Santa Maria

Ovitrampas eliminam mais de 153 mil ovos do Aedes aegypti em Sorriso; Vigilância reforça alerta à população

Cientistas da Fiocruz podem produzir vacina completa contra a malária

Sorriso registra 45 casos de dengue e 19 de chikungunya em 2026; Semsa reforça cuidados contra o Aedes