Um morador de Sorriso procurou a delegacia para registrar um boletim de ocorrência após ser vítima de um possível golpe envolvendo a compra de um produto supostamente destinado à melhoria da visão, amplamente divulgado por meio de anúncios no YouTube.
Segundo o relato, o comunicante afirmou que vinha assistindo frequentemente a propagandas do produto na plataforma e acabou se interessando pelas promessas apresentadas. Posteriormente, recebeu contato via WhatsApp pelo número (21) 9 8270-9324, de uma pessoa que se identificou como “Dr. Brandão”, oferecendo o produto em questão.
Durante a conversa, que incluiu uma chamada de vídeo, o suposto vendedor teria esclarecido todas as dúvidas do consumidor, o que levou a vítima a decidir pela aquisição. Para isso, forneceu os dados do cartão de crédito, mas o vendedor alegou que a transação não havia sido concluída e solicitou um segundo cartão para uma nova tentativa.
Desconfiado, o comunicante acessou imediatamente o aplicativo do banco e verificou que a compra havia sido aprovada, dividida em seis parcelas, totalizando R$ 437,58. Diante da suspeita de golpe, ele interrompeu o contato e procurou a Polícia Civil para registrar o caso.
A Polícia deve investigar o número e a identidade do suposto “Dr. Brandão”, além de apurar se há outros casos semelhantes relacionados ao mesmo modus operandi. A orientação é que consumidores evitem fornecer dados bancários por telefone ou mensagens e sempre verifiquem a autenticidade de vendedores e sites antes de realizar compras online.