Morre em Cuiabá bebê com doença rara que esperava remédio mais caro do mundo

Adrian Emanuel Goy, 1 ano, havia sido diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) nos primeiros meses de vida

Viver em um hospital, se acostumar a ver pessoas de branco desde pequeno. Essa era a rotina de Adrian Emanuel Goy, 1 ano. O menino foi internado ainda nos primeiros meses de vida, após ser diagnosticado com atrofia muscular, a AME, uma doença rara que requer um tratamento especial: doses de Zolgensma, conhecido como o remédio mais caro do mundo, avaliado em cerca de R$ 7 milhões.

Adrian que foi diagnosticado com  Atrofia Muscular Espinhal (AME) logo nos primeiros meses de vida, passou cerca de 8 meses em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As suspeitas da doença começaram aos dois meses de idade, quando a mãe de Adrian, Geyzirrana Vitória Gois Bay, 21 anos, percebeu que o filho tinha dificuldades para respirar e para firmar o corpo. Dois meses depois, Adrian foi diagnosticado, em Cuiabá. A doença é rara e causa fraqueza muscular, problemas respiratórios, problemas de deglutição e problemas em sentar, caminhar, ou ficar em pé sozinho. Desde então, o Hospital Santa Casa, em Cuiabá se tornou a nova ‘casa’ de Adrian e de sua mãe.

Por ser uma doença rara, o tratamento também foi difícil. Adrian precisava tomar Zolgensma até os dois anos de vida, um remédio considerado o mais caro do mundo, avaliado em cerca de R$ 7 milhões. Recentemente, a família havia conseguido o remédio através do governo federal. Adrian precisava fazer a aplicação em Curitiba e a família estava lutando para arrecadar dinheiro para pagar as despesas do transporte.

A família é natural de Canarana (840 km de Cuiabá), morou em Cuiabá durante todo o tratamento da criança e recentemente se mudou para Várzea Grande, assim que a família conseguiu autorização para continuar o tratamento de Adrian em casa, através de home care. No entanto, na última quinta-feira (19), a criança passou mal em casa e precisou ser levada ao hospital, onde sofreu uma parada cardíaca após ser intubada e não resistiu.

A mãe informou a morte de Adrian na sexta-feira (20), através das redes sociais. Agora, a família está fazendo uma campanha de arrecadação para poder transferir o corpo de Adrian para ser velado e sepultado em sua cidade natal, Canarana.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso