Motorista que matou guia atropelado em Chapada é indiciado por homicídio doloso

A Delegacia de Chapada dos Guimarães concluiu o inquérito que investigou a morte do guia de turismo Plínio Riuji Suzuki, ocorrida no ano passado, e indiciou o autor por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de produzir tal resultado.

O inquérito foi encaminhado nesta segunda-feira (12) ao juízo da Comarca de Chapada dos Guimarães e à Promotoria de Justiça.

Plínio, de 37 anos, foi encontrado às margens da MT-251, em Chapada dos Guimarães, na noite de 31 de julho do ano passado. Próximo ao corpo estava uma bicicleta que aparentava danos causados por um atropelamento, que teria ocorrido na região do Bairro Bom Clima, próximo a um condomínio residencial.

A partir da investigação, foram reunidas informações que levaram à identificação de Ginseng Matheus Souza Silva como autor do atropelamento. O inquérito apurou os crimes de fuga de local de acidente e fraude processual. Inicialmente, o homicídio era investigado como culposo, quando não há intenção de causar a morte.

Com o avanço das investigações e o resultado das perícias realizadas pela Politec, a Polícia Civil confirmou que o condutor estava embriagado e dirigia sobre a ciclofaixa instalada na rodovia, ocasionando o atropelamento da vítima, que foi a óbito imediatamente.

Desta forma, Ginseng assumiu o risco ao conduzir um veículo sob efeito de álcool e sobre a faixa destinada exclusivamente a ciclistas, como explicou o delegado Ricardo Franco Oliveira.

Além do homicídio com dolo eventual, o motorista foi indiciado pelos crimes de fuga de local de acidente e fraude processual. O homicídio foi agravado pelo fato de o motorista transitar sobre a faixa destinada a ciclistas. Além da embriaguez, a investigação constatou que o condutor estava dirigindo o veículo à noite, com a lanterna dianteira quebrada.

Atropelamento e fuga

Plínio Suzuki conduzia sua bicicleta na ciclofaixa instalada na MT-251, no trecho entre Chapada dos Guimarães e Campo Verde, quando por volta das 19h30 de 31 de julho foi atropelado. Com o choque, a vítima teve politraumatismo grave, que a levou à morte.

A equipe da Delegacia de Chapada dos Guimarães identificou que o veículo causador do acidente era um Fiat Uno Mille Fire, ano 2003. Após a colisão, o condutor deixou o local sem prestar socorro à vítima e fugiu. Para tentar ocultar o acidente ocorrido, ele desmontou parcialmente o veículo.

Durante as diligências, os investigadores receberam uma denúncia sobre o veículo envolvido no acidente. Com a identificação do possível suspeito, os policiais iniciaram as buscas para localizá-lo em diversos endereços e chácaras de Chapada dos Guimarães.

Em 1º de agosto, a Polícia Civil recebeu a informação de que ele estava em um bar, na entrada da cidade. Ao perceber a presença dos policiais, tentou fugir para uma região de mata, mas acabou detido.

Ele confessou ser o autor do atropelamento e disse que após o acidente escondeu o veículo em uma chácara no município, onde estava desmontando peças do carro para tentar apagar as evidências. Diante dos fatos, o condutor foi encaminhado à Delegacia de Chapada dos Guimarães e autuado em flagrante à época do crime.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital