MPMT e Prefeitura de Sorriso firmam acordo para regularizar 27 unidades de saúde

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e o Município de Sorriso celebraram um acordo estrutural para garantir melhorias em 27 Unidades Básicas de Saúde, incluindo a construção de uma nova unidade no Distrito de Primavera e prazos para corrigir problemas estruturais e aprimorar os serviços de atenção básica.

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, firmou na sexta-feira (15) um Termo de Acordo Estrutural com o Município de Sorriso para garantir melhorias em 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Do total, 26 estão localizadas na área urbana e uma no Distrito de Primavera, onde será construída uma nova unidade dentro de 12 meses, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
O acordo também define prazos de 90 a 180 dias para a correção de problemas estruturais, como infiltrações, mofo, mobiliário danificado e ausência de equipamentos. Além disso, prevê medidas como a capacitação das equipes de Saúde da Família, agendamento de consultas odontológicas por telefone ou WhatsApp, cadastramento integral da população nas áreas de cobertura e inclusão de temas de prevenção e educação em saúde no programa Saúde na Escola.

Segundo o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, a iniciativa faz parte do projeto “Atenção Básica – Prioridade” e resultou de visitas técnicas realizadas nas UBSs para avaliar a infraestrutura, os serviços prestados e os indicadores do programa Previne Brasil. Ele destacou que a solução consensual fortalece o diálogo institucional e evita a necessidade de judicialização, garantindo que os ajustes ocorram de forma mais rápida e eficaz.

Também ficou estabelecida a realização anual da análise da situação de saúde do município, sempre em novembro, além da elaboração de planos de ação anuais em cada unidade. De acordo com o MPMT, apesar de algumas irregularidades identificadas, a maioria das UBSs apresenta bom funcionamento, e os ajustes necessários serão feitos dentro dos prazos acordados.

Veja também

Força Tática recupera duas motocicletas furtadas em Sorriso; escondidas no Poção

Sine de Sorriso oferece 142 vagas de emprego em diversas áreas nesta semana

Ministério Público de MT investiga segurança da Usina Hidrelétrica de Colíder após alerta da Eletrobrás

Sorriso inaugura duas capelas mortuárias com investimento de R$ 1 milhão

Caminhoneiro de 75 anos morre em colisão na BR-163 entre Sinop e Sorriso

Corpo de Bombeiros completa 61 anos com novos investimentos e expansão de unidades operacionais