MT está com 38% dos leitos de UTI para Covid ocupados

Mato Grosso está com 38,14% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 ocupados até essa quinta-feira (16). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Dos cinco hospitais do estado com leitos disponíveis para internar pacientes com a Covid-19, apenas o Hospital Universitário Júlio Muller não apresenta nenhum leito ocupado. Na unidade, há oito leitos disponíveis.

Atualmente, 56 pessoas estão internadas com infectadas pelo coronavírus no estado em UTIs de adultos. Os leitos de enfermaria apresentam uma maior ocupação, com 85 casos.

Desde o início da pandemia até esta quinta, o estado já confirmou 746.947 casos positivos para Covid e 14.946 pessoas mortes. Desse número, 726.867 pessoas se recuperaram da doença.

Rondonópolis está sem leitos

Com o aumento do número de casos de Covid-19, Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, já não tem mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, as pessoas com sintomas graves da doença precisam ser transferidas para o município de Primavera do Leste, que fica a 130 km do município, para conseguir o atendimento adequado.

Médicos ouvidos pela reportagem disseram que a situação do paciente pode ser agravada pelo deslocamento para conseguir atendimento.

A situação, pode ter complicado a situação de Edsandra Pereira Coimbra Gomes, de 47 anos, que morreu por agravamento da Covid-19. Ela tinha comorbidades, mas se cuidava para não pegar a doença, segundo a família.

Os familiares disseram que a mulher precisou ser transferida para Primavera do Leste para conseguir o atendimento adequado.  Rondonópolis está com 86 casos ativos da Covid-19, segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O último boletim de acompanhamento da evolução da pandemia mostrou que há 88 leitos de UTI credenciadas pelo SUS para atendimento de pessoas com Covid-19. Porém, nenhum em Rondonópolis.

Veja também

Operação Hospital Seguro desarticula quadrilha de fraudadores em Mato Grosso

Sorriso: MP sugere medidas para corrigir problemas em unidades básicas de saúde

Sorriso inicia campanha de vacinação contra Influenza

Saúde: Morbach Pharma atende em Sorriso na próxima quinta-feira (28)

Campanha de Vacinação contra Influenza terá início em 1º de abril em MT; imunizantes chegaram nesta semana

Campanha de conscientização contra dengue em Mato Grosso começou nesta segunda-feira (18)