MT lidera produção de grãos no país, segundo IBGE; safra de soja deve chegar a 33 milhões de toneladas

Na safra 2020, Mato Grosso deve responder por 28% da produção nacional de grãos. O estado é seguido pelo Paraná (14,9%) e Rio Grande do Sul (14,3%). Com relação à safra de soja, Mato Grosso mantém a lidera e deve ser responsável por 26,9% do total produzido no país.

Esses números fazem parte de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é que Mato Grosso colha 33 milhões de toneladas. Ainda segundo o IBGE, isso representa um crescimento de 2,2% em relação a 2019, em decorrência do aumento de 2,2% na área plantada.

O IBGE estima que a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas em 2020 seja recorde, com a produção de 243,2 milhões de toneladas. Um aumento de 1,7 milhão de toneladas em relação a 2019.

Produção de algodão deve bater record, segundo IBGE — Foto:  Mayke Toscano/Secom-MT
Produção de algodão deve bater record, segundo IBGE — Foto:  Mayke Toscano/Secom-MT

Produção de algodão deve bater record, segundo IBGE — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Dos cinco produtos de maior importância para a próxima safra, apenas o milho 2ª safra apresentou estimativa de produção menor que em 2019, de 10,4%.

O levantamento aponta uma produção de 7,1 milhões de toneladas de algodão. Um crescimento de 2,7% em comparação com a safra de 2019. Segundo o IBGE, esse número representa novo recorde para a cultura.

Ainda de acordo com a estimativa, 1,7 milhão de hectares deve ser cultivados. Um aumento de 7,1% de área plantada.

Veja também

Evento “Mulheres no Agro” será realizado em Sorriso no próximo dia 15 de outubro

Mato Grosso consolida liderança e encerra safra de algodão com crescimento de 8%

Cade decide suspender Moratória da Soja a partir de 2026 e entidades do agro comemoram medida

CAT Sorriso leva cartilha “Amigos da Terra” a alunos da rede municipal e reforça educação ambiental nas escolas

Polícia Civil investiga grupo que se associou para furtar e desviar cargas de soja

Indea conclui 4º Ciclo do Plano Integrado de Vigilância em Doenças dos Suínos e atesta que MT segue livre de peste suína clássica