MT realiza última vacinação no estado contra a febre aftosa

Mato Grosso realizou, nessa quinta-feira (15), a última vacinação contra a febre aftosa, em Água Boa, a 736 km de Cuiabá, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o setor produtivo, após 30 anos de imunização. A campanha encerra oficialmente nesse sábado (17).

Segundo o governo de Mato Grosso, a doença trouxe impacto financeiro na pecuária brasileira e passou a ser erradicada por etapas. O estado se tornou livre da doença em 1996 e o vírus continuou se espalhando até 2007. A vacinação do rebanho iniciou-se a partir de 1992, o que segundo o Indea, foi determinante para o combate à doença.

instituto informou que teve que cumprir uma série de requisitos estabelecidos pelo Mapa, para ganhar um novo status sanitário de ser livre de febre aftosa sem vacinação.

Conforme o Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa), somente neste ano, foram destinados aproximadamente R$ 4 milhões para combater as doenças de saúde animal, em bovinos e ovinos do estado mato-grossense.

A Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) contou que no passado, o estado tinha milhares de focos de febre aftosa, com mais de 50 mil focos por ano. Segundo a associação, o produtor vacinava quase 99% dos animais.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo