Município de Sorriso oferta leito de UTI para Hospital Regional, que recusa por não ter condição de manutenção (veja ofício)

A Prefeitura Municipal Sorriso fez uma proposta de disponibilizar uma UTI para o Hospital Regional de Sorriso afim de cumprir um TAC junto às Promotorias Cíveis do Ministério Público do Estado (MPE). Porém, o município de Sorriso recebeu um ofício do Governo do Estado, encaminhado pela direção do Hospital Regional de Sorriso, de que não havia a possibilidade de receber o leito de UTI que seria pago pelo município.

O prefeito Ari Lafin afirmou durante entrevista ao programa A Voz do Povo desta terça-feira (09/06), que o município de Sorriso havia feito esta a proposta de implantação do leito de UTI no Hospital Regional de Sorriso, mas que o governo do Estado havia recusado a construção da UTI por falta de recursos para a manutenção da mesma.

O documento encaminhado diz que “Considerando que a estrutura hospitalar é formada por estratégias de planejamento que devem considerar tanto a manutenção quanto a reposição dos equipamentos de UTI e suporte técnico de mão de obra especializada para operacionalização, sendo que esses aspectos devem estar no planejamento da manutenção (…). Porém, o mesmo não se refere quando a manutenção do referido leito, analisando todo o contexto neste momento, não somos favoráveis a instalação, pois não teremos estrutura tanto física, quanto de mão de obra suficiente para a manutenção do leito, tendo em vista o planejamento de reordenamento de leitos e a readequação de uma enfermaria de pronto-atendimento para atender pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus – COVID-19″.

Segundo a direção do hospital, a recusa é porque o mesmo não possui condições de estrutura física, mão de obra para a operacionalização e recursos para a manutenção do leito e que o hospital passa por reforma nesse momento.

Confira o oficio da direção do Hospital Regional de Sorriso que recusa a oferta do leito de UTI disponibilizado pelo município de Sorriso:

A par de cumprimentá-lo em resposta ao Ofício SENSAS número 1049/2020 tendo como objeto o conhecimento desta direção em relação à execução da multa fixada nos autos do processo nº 1838-16-2016.811.0040 ao Termo de Acordo entre o prefeito e as promotorias de Justiça Cíveis, sendo:

  1. O município de sorriso no prazo de 45 dias obriga-se a utilizar parte dos recursos oriundos do presente acordo Para viabilizar a abertura de um leito de UTI adulta no Hospital Regional de Sorriso após obtenção de prévia autorização do Estado (…)

Considerando que a estrutura hospitalar é formada por estratégias de planejamento que devem considerar tanto a manutenção, quanto a reposição dos equipamentos de UTI e suporte técnico de mão de obra especializada para operacionalização, sendo que esses aspectos devem estar no planejamento da manutenção para que a operacionalidade seja efetiva.

Em pré-consulta realizada junto à Secretaria de Estado de Saúde e considerando que parte dos recursos conforme item 1 será aplicada para custear a instalação de um leito de UTI adulta no Hospital Regional de Sorriso.

Porém, o mesmo não se refere quando a manutenção do referido leito, analisando todo o contexto neste momento, não somos favoráveis a instalação, pois não teremos estrutura tanto física, quanto de mão de obra suficiente para a manutenção do leito, tendo em vista o planejamento de reordenamento de leitos e a readequação de uma enfermaria de pronto-atendimento para atender pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus – COVID-19.

Desta maneira, informar ainda que outro fator que nos impossibilita de receber a instalação de mais um leito de UTI adulta é que estamos em pleno processo de reforma e ampliação do hospital, estamos com diversos setores em processo de remanejamento para que os serviços continuem a serem prestados sem nenhum prejuízo aos usuários.

Na oportunidade, conforme mencionado sobre o reordenamento de leitos, informamos que no Hospital Regional de Sorriso foram reordenados dois (02) leitos de isolamentos na UTI adulta e 20 leitos clínicos para atender pacientes atingidos pelo coronavírus. Colocamos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Ivone de Carvalho

Veja também

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Chefe da 37ª Ciretran esclarece dúvidas sobre CNH Social em entrevista à Sorriso FM

Representantes da Aprocel falam sobre georreferenciamento no Assentamento Jonas Pinheiro

PM e Bombeiros iniciam buscas por adolescente desaparecido em Sorriso

Sindicato Rural sedia hoje reunião técnica da Fundação MT