Município de Sorriso realizou reuniões públicas para elaboração do Plano de Saneamento Básico

Debater o conjunto dos serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Foi com essa meta que a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma reunião pública ontem (16), na sede do Município o Plano Municipal de Saneamento Básico.  Para dar continuidade ao debate, hoje (17) pela manhã foi realizada uma reunião no distrito de Boa Esperança.

Para o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, essa é uma discussão “importantíssima, pois estamos debatendo saneamento básico, isto é, água, esgoto, resíduos sólidos e líquidos e drenagem em nosso Município”.

Na reunião de ontem, Luís Fábio, reforçou a importância da realização do plano. Para ele, é mais do que necessário conhecer o cenário atual para projetar o futuro em algo que é essencial para a vida, que é a água. “Estamos preocupados em garantir investimentos, em programar o futuro para que Sorriso nunca viva um cenário de falta de recursos hídricos; já observamos as dificuldades desse cenário em outros municípios e não queremos viver isso aqui”, diz o secretário.

Com convenio firmado com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em fevereiro, as reuniões são a base para a elaboração de um plano de saneamento básico para os próximos 20 anos, seguindo a determinação da Legislação Federal.  Conforme o professor Paulo Modesto Filho, a Universidade tem dez meses para apresentar o plano pronto; porém, a expectativa é entregar ainda em novembro.

Paulo Modesto, destacou a importância do convênio para a UFMT e o Município. “É uma relação em que todos ganham; Sorriso precisa apresentar o plano, e, nós temos a satisfação de ter em mãos um laboratório em escala real para apreendermos e trabalharmos. Nossos professores, técnicos e alunos, tanto da pós quanto da graduação; só tem a ganhar”, frisa o professor.

Veja também

Usina em Colíder: medida tardia revela omissão e mantém alerta, aponta MPMT

Polícia Civil deflagra operação contra cooperativas envolvidas com extração ilegal de minérios em MT

Defesa Civil de Sorriso mantém alerta para chuvas e ventos fortes no mês de outubro

Projeto Cultivar promove desenvolvimento humano entre agricultores familiares em Sorriso

Sema apresenta iniciativas que promovem desenvolvimento econômico, conservação e inclusão social

Vice-prefeito orienta grandes geradores sobre destinação de resíduos sólidos em Sorriso