Município de Sorriso realizou reuniões públicas para elaboração do Plano de Saneamento Básico

Debater o conjunto dos serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Foi com essa meta que a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma reunião pública ontem (16), na sede do Município o Plano Municipal de Saneamento Básico.  Para dar continuidade ao debate, hoje (17) pela manhã foi realizada uma reunião no distrito de Boa Esperança.

Para o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, essa é uma discussão “importantíssima, pois estamos debatendo saneamento básico, isto é, água, esgoto, resíduos sólidos e líquidos e drenagem em nosso Município”.

Na reunião de ontem, Luís Fábio, reforçou a importância da realização do plano. Para ele, é mais do que necessário conhecer o cenário atual para projetar o futuro em algo que é essencial para a vida, que é a água. “Estamos preocupados em garantir investimentos, em programar o futuro para que Sorriso nunca viva um cenário de falta de recursos hídricos; já observamos as dificuldades desse cenário em outros municípios e não queremos viver isso aqui”, diz o secretário.

Com convenio firmado com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em fevereiro, as reuniões são a base para a elaboração de um plano de saneamento básico para os próximos 20 anos, seguindo a determinação da Legislação Federal.  Conforme o professor Paulo Modesto Filho, a Universidade tem dez meses para apresentar o plano pronto; porém, a expectativa é entregar ainda em novembro.

Paulo Modesto, destacou a importância do convênio para a UFMT e o Município. “É uma relação em que todos ganham; Sorriso precisa apresentar o plano, e, nós temos a satisfação de ter em mãos um laboratório em escala real para apreendermos e trabalharmos. Nossos professores, técnicos e alunos, tanto da pós quanto da graduação; só tem a ganhar”, frisa o professor.

Veja também

Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT

Uso do fogo no Cerrado e na Amazônia está proibido a partir desta terça-feira (1º) em MT

Sema lança Sistema de Logística Reversa e estima alcançar mais de 200 mil empresas em MT

Sema lançará Sistema de Logística Reversa nesta segunda-feira (30)

Governo do Estado instala Sala de Situação em Poconé para combater incêndios no Pantanal

Ibama destrói 23 balsas na Terra Indígena Kayabi em ação contra garimpo ilegal em MT