Município no Nortão volta a registrar tremor de terra

O município de Porto dos Gaúchos (250 quilômetros de Sinop) voltou a registrar um abalo sísmico. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor de terra teve 2,8 graus de magnitude na escala Richter.

Segundo a instituição, o fenômeno ocorreu ontem e teve uma profundidade de zero quilômetro, o que “indica que se trata de um sismo raso (ocorrido possivelmente entre 0 e 10km), entretanto não há dados suficientes para estimar uma profundidade precisa”.

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), um tremor de até 3,5 graus de magnitude geralmente não é sentido pela população. Até o momento, não há confirmação de danos causados pelo abalo sísmico.

Foi o segundo tremor de terra em Porto dos Gaúchos confirmado pela USP apenas em 2022. Em abril, conforme Só Notícias já informou, houve um abalo sísmico de 3,5 graus no município.

Já em outubro do ano passado, três estações do Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília identificaram um tremor de terra natural com 2,3º MLv (escala Local) de magnitude em Porto dos Gaúchos. O evento também não foi percebido por moradores.

A região é nacionalmente conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil, em 1950, quando um abalo de magnitude de 6,9 graus ocorreu na Serra do Tombador, a cerca de 100 quilômetros da cidade. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não causou danos.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

comissão desfile 7 set

Sorriso: após 2 anos de pandemia, escolas retornam com os desfiles do dia 7 de setembro

insuf

TCE rejeita denúncia e libera Prefeitura de Sorriso para gastar R$ 1,8 mi com insulfilme

carros incendiados aerop

Carros pegam fogo em estacionamento de aeroporto de Sinop

PRAINHA TELES PIRES SNP

Corpo de homem que estava pescando é localizado no rio Teles Pires em Sinop

viatura pm notorna

Sorriso: menor é apreendido com motocicleta adulterada; escapamento barulhento chamou atenção

bolsonaro jn

Jornal Nacional entrevistará candidatos à Presidência da República; Jair Bolsonaro confirma presença