Município no Nortão volta a registrar tremor de terra

O município de Porto dos Gaúchos (250 quilômetros de Sinop) voltou a registrar um abalo sísmico. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor de terra teve 2,8 graus de magnitude na escala Richter.

Segundo a instituição, o fenômeno ocorreu ontem e teve uma profundidade de zero quilômetro, o que “indica que se trata de um sismo raso (ocorrido possivelmente entre 0 e 10km), entretanto não há dados suficientes para estimar uma profundidade precisa”.

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), um tremor de até 3,5 graus de magnitude geralmente não é sentido pela população. Até o momento, não há confirmação de danos causados pelo abalo sísmico.

Foi o segundo tremor de terra em Porto dos Gaúchos confirmado pela USP apenas em 2022. Em abril, conforme Só Notícias já informou, houve um abalo sísmico de 3,5 graus no município.

Já em outubro do ano passado, três estações do Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília identificaram um tremor de terra natural com 2,3º MLv (escala Local) de magnitude em Porto dos Gaúchos. O evento também não foi percebido por moradores.

A região é nacionalmente conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil, em 1950, quando um abalo de magnitude de 6,9 graus ocorreu na Serra do Tombador, a cerca de 100 quilômetros da cidade. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não causou danos.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Audiências entre Judiciário e Executivo buscam soluções para questões de interesse público em Sorriso

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva