Município oferta ginecologista para acompanhar pré-natal de gestantes nos PSF’s

Gestar uma vida é um momento lindo. Sentir o bebê mexer é inexplicável. Mas esse também é um período cheio de dúvidas e, de alguns medos. E o melhor remédio para isso? Informação segura, atendimento profissional e cuidado. E é isso o que a ginecologista Ana Maria Carvalho tem realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família de Sorriso. Hoje mesmo, a profissional está no PSF do Distrito de Primavera atendendo as mamães de primeira ou já de outras viagens.

Mensalmente, são disponibilizadas 200 consultas. Desde o dia 1º de janeiro de 2021 até o dia 15 de outubro, 1.348 consultas de pré-natal realizadas por ela. E claro, além dela, todos os PSFs reservam um dia da semana para atendimento voltado às gestantes; esse é realizado pelo médico que atua na unidade. Com isso, as gestantes passam pelo olhar e cuidado de dois médicos, fora a equipe de enfermagem que também é treinada para esse acolhimento.

A coordenadora do programa de Atenção Básica, Melissa Siqueira do Carmo Vilela, pontua que o pré-natal é fundamental para evitar problemas no nascimento. “Um pré-natal bem realizado é capaz de identificar patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante”, explica.

“A doutora Ana Maria começou a prestar esse serviço especializado em 2017, dando um suporte aos médicos que já faziam esse trabalho nos PSFs. É um trabalho a mais, um cuidado a mais ofertado pelo Município”, explica.

Uma das situações citadas por Melissa é a identificação precoce da pré-eclâmpsia – que eleva a pressão arterial e poder levar a complicações mais severas como o comprometimento das funções renais e cerebrais, e, é uma das patologias mais diagnosticadas em grávidas no Brasil. “A diabetes gestacional também é identificada no pré-natal e, quando acompanhada resulta em mais qualidade de vida durante a gestação”, salienta.

Com o pré-natal e acompanhamento correto, há, conforme Melissa, um intercâmbio de experiências entre as gestantes e a profissional. “Com informação segura, as mães ampliam o próprio conhecimento da gestação, das alterações do corpo, das necessidades atuais e futuras do bebê”, frisa Melissa.

E para passar pelos cuidados da doutora Ana Maria, basta que as gestantes procurem o PSF mais próximo para, durante esses nove meses cheios de magia, cuidar tanto da própria saúde quanto do bebezinho que está por chegar!

 

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

dengue larva

Sorriso: aumento no número de casos positivos de dengue preocupa setor de Saúde

instituto do cancer

Sorriso recebe unidade de pesquisa clínica e medicina de precisão do Instituto do Câncer Brasil – IC Brasil

asi20210531016

Taxa de pacientes internados com Covid em UTIs de MT e não completaram o esquema vacinal sobe de 91% para 97%

thumb__600_0_0_0_auto (2)

Sorriso: busca por vacinas faz com que Secretaria mantenha horário noturno por mais uma semana

GOVERNADOR MAURO MENDES

Em meio a aumento de casos de covid em MT, governo anuncia novas UTIs

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-06-28T145649.143

Farmácias Cidadãs de Sorriso não receberam nenhum lote do medicamento que deve ser recolhido do mercado