Mutirão do CAR Digital 2.0 em Campo atende produtores rurais de 17 municípios, inclusive Sorriso

Os atendimentos estão sendo realizados na sede do Sindicato Rural de Sinop, das 8h às 18h.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) abriu a programação da primeira ação do ´”Car Digital 2.0 em Campo”, no município de Sinop, com mais de 100 produtores rurais inscritos para atendimento. O evento, que começou nesta terça-feira (2.9), segue até sexta-feira (5). Os atendimentos estão sendo realizados na sede do Sindicato Rural de Sinop, das 8h às 18h.

Produtores rurais e profissionais técnicos interessados em consultar os seus cadastros ainda podem se inscrever, acesse aqui.

Na abertura dos trabalhos, a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, destacou a importância da iniciativa. Enfatizou que o Governo do Estado não tem medido esforços para promover a regularização ambiental.

“Nós começamos a construir o CAR Digital após a edição de vários mutirões sem êxito na validação do cadastro ambiental rural. Desde então, temos trabalhado incansavelmente e já promovemos várias melhorias no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). Ainda temos problemas, mas queremos juntos encontrar as soluções”, afirmou a secretária adjunta.

O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, ressaltou a disponibilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em estar próximo do produtor na busca por soluções.

“Eu gostaria de parabenizar a Sema, quando ela busca, através dessas ações, descentralizar o seu trabalho. Nós estamos trazendo os analistas para que os senhores tenham o mesmo atendimento que teriam em Cuiabá. O CAR Digital 2.0 ainda precisa de ajustes e esse é o momento para dialogarmos”, afirmou.


Durante os atendimentos, o produtor rural tem a oportunidade de verificar detalhes sobre sua propriedade e a base de referência aprovada pelo órgão ambiental. Também são orientados sobre quais providências precisam ser adotadas para a finalização do cadastro ambiental rural.

O secretário municipal de Meio Ambiente do município de Claudia, Ricardo Yotzchetz Júnior, veio ao mutirão para conhecer de perto as funcionalidades do  CAR Digital 2.0. “Nós escolhemos algumas propriedades e viemos aqui sanar as dúvidas para depois orientarmos os produtores”, explicou.

Segundo ele, entre os principais questionamentos apresentados pelos produtores do município estão apontamentos relacionados a áreas desmatadas depois de 2008 e algumas pendências com hidrografia.

“É muito importante que a Sema venha ao município para que os técnicos e os produtores possam esclarecer as suas dúvidas. É importante também para que o órgão ambiental não fique com aquele estigma de que só vem para multar ou embargar. A Sema vem também para dar orientação, para conversar. Com essa proximidade, o produtor se sente mais à vontade”, observou.

O CAR é um registro da propriedade rural, onde o proprietário demonstra à Sema o planejamento do uso do solo e o cumprimento do Código Florestal Brasileiro, indicando áreas de preservação permanente, reserva legal e outras áreas de interesse ambiental que contribuem para conservação da água e microclima local. O documento é ainda um importante ativo para acesso a crédito e novos mercados.


Também participaram da abertura do CAR Digital 2.0 em Campo, no município de Sinop, o secretário municipal de Meio Ambiente de Sinop, Klayton Gonçalves, o presidente da Associação dos Engenheiros Florestais, Cícero Ramos, o presidente da Associação Floresta Urbana, Amadeu Rampazzo Junior, o diretor do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso, Pedro Luis Bellincanta, o presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã, Melquíades de Bastiani, entre outras autoridades.

Municípios atendidos

Além de Sinop, o mutirão atende outros 16 municípios da região que já estão com as bases temáticas de referência elaboradas e homologadas no CAR Digital 2.0. São eles: Cláudia, Santa Carmem, Vera, Ipiranga do Norte, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Feliz Natal, União do Sul e Itaúba.

Veja também

Polícia prende mulher e filho envolvidos em homicídio ligado a organização criminosa em Sorriso

Prefeitura de Sorriso convoca população para atualização do Cartão SUS

Sorriso: corpo de homem sequestrado é encontrado por mergulhadores em rio

Produtores rurais podem conquistar selo de origem da agricultura familiar em Sorriso

Colisão entre moto e carro deixa deixa adolescente de 15 anos morto em Sorriso

Praças de pedágio da BR-163 passam a aceitar novos meios de pagamento a partir de 1º de setembro