Ônibus do transporte escolar serão vistoriados

Procedimento é feito semestralmente, para garantir a segurança e o conforto dos estudantes

O período é atípico e os cuidados com a segurança se fazem cada vez mais necessários. Portanto, o retorno às aulas de maneira presencial nas escolas e Cemeis que integram a rede municipal de educação de Sorriso será aos pouquinhos, de acordo com as características de cada unidade escolar, respeitando todas as regras de biossegurança para frear a disseminação do Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19.

A preocupação com a saúde, a segurança e o conforto de alunos, vai além das salas de aula e começa lá no ponto de ônibus do transporte escolar. Para garantir o ir e vir seguro dos alunos que não contam com uma escola pertinho de casa, amanhã (5), a partir das 7 horas, todos os 40 ônibus da frota própria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

Os ônibus, que estão estacionados no pátio da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra), serão inspecionados por membros da Comissão de Fiscalização do Transporte Escolar, que integra o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). São observadas as condições de 40 itens, desde o motor a cintos de segurança.

Além da frota própria, a Prefeitura, por meio da Semec, também precisa terceirizar o transporte dos alunos que moram na rede rural do município, o que representa a locação, por meio de processo licitatório, de mais 38 veículos. A medida, além de atender a demanda crescente pelo serviço, também tem como foco a agilidade na substituição de algum veículo que venha a apresentar defeito. É que cada empresa licitada precisa apresentar um ônibus reserva para os casos de qualquer ocorrência (defeito mecânico, pneu furando, etc) que impeça o veículo de rodar, garantindo assim a manutenção do transporte nas linhas.

A vistoria nos ônibus terceirizados será no dia 19, visto que, por conta dos planos de contingência, somente a partir do dia 22 é que os alunos do interior começarão a ter aulas de modo presencial. “Estamos planejando todo o trabalho para criar as bolhas de isolamento nas unidades escolares, as turmas voltarão para as salas de aulas aos poucos, respeitando a particularidade de cada escola, de cada Cemeis, com trabalho de orientação constante aos pais por meio de grupos de troca de mensagens”, enfatiza a titular da Semec, Lúcia Drechsler, reforçando que, enquanto o aluno não vai à escola presencialmente, as unidades escolares disponibilizarão as atividades para os mais de 15 mil alunos fazerem em casa, com apoio da família. Para a turminha que mora nas chácaras e fazendas, o material também será devidamente enviado, da mesma maneira que vinha sendo feito no ano passado.

Veja também

Câmara de Sorriso aprova teste seletivo para contratação de profissionais da Educação em 2025

Enem 2024: prazo para pedir reaplicação de provas termina hoje

IFMT Campus Sorriso suspende aulas por falta de energia elétrica

Matrículas prioritárias para ano letivo de 2025 na rede estadual começam nesta quarta-feira (13)

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprova proibição de celular em sala de aula na rede estadual