Operação Canguçu registra novo confronto e contabiliza 16 mortos e cinco presos

Novo confronto entre policiais militares e criminosos ocorreu na noite desta segunda-feira (8) em Pium, no Tocantins. Durante a ação, um suspeito foi baleado e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Com este episódio, a Operação Canguçu já contabiliza 16 mortos e cinco presos, sendo dois deles encontrados no cerco policial na zona rural do Tocantins e os outros três suspeitos de ajudarem no planejamento logístico foram encontrados em Redenção (PA) e em Araguaína (TO).

A busca pelos criminosos teve início no dia 10 de abril, depois que os mesmos fugiram de uma tentativa de assalto a uma transportadora de valores no Mato Grosso. Os criminosos conseguiram escapar para a zona rural do Tocantins, onde foram surpreendidos pela fumaça e deixaram o local sem levar nada. A operação conta com uma força-tarefa de mais de 300 policiais de cinco estados e é considerada uma das maiores do país.

Os criminosos estão cercados e sem saída, tendo que se esconder na copa das árvores para não serem encontrados. Para se alimentar, estão comendo espigas de milho e sal de ureia, usado na alimentação de gado. Além disso, têm deixado um rastro de terror, invadindo propriedades e fazendo pessoas reféns.

As equipes que fazem parte da Operação Canguçu percorrem uma área de 4,6 mil km, em quatro cidades. Durante a operação, foi apreendido um verdadeiro arsenal de guerra, incluindo armamento de grosso calibre, fuzis furtados da PM de São Paulo, milhares de munições, coletes à prova de bala e outros materiais.

Tanto o comando da operação como os governadores dos estados envolvidos afirmam que as buscas devem continuar até que o último suspeito seja localizado. Mesmo durante a fuga, os criminosos continuam deixando um rastro de medo e terror nas regiões onde passam. As equipes policiais permanecem em alerta e a população deve permanecer vigilante e colaborar com as autoridades.

 

Munições usadas em armamento de uso restrito foram apreendidas durante operação Canguçu — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Munições usadas em armamento de uso restrito foram apreendidas durante operação Canguçu — Foto: Divulgação/Polícia Civil

 

Criminoso usava sacos de fibras sintéticas para tentar despistar a polícia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Criminoso usava sacos de fibras sintéticas para tentar despistar a polícia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC