Operação Hígia: Guarda Civil Municipal de Sorriso intensifica a fiscalização e recolhimento de veículos abandonados

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorriso, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), inicia hoje (4) a operação Hígia, uma ação destinada ao recolhimento de veículos automotores abandonados em vias públicas.

De acordo com o Coordenador da GCM, Márcio Pires, a operação conta com a participação de 18 guardas municipais, que atuam de maneira ostensiva na sede do município e nos distritos. A ação terá suporte do setor administrativo e de videomonitoramento em tempo real através da Central de Controle Operacional (CCO).

A ação visa identificar e recolher veículos em estado de abandono, estacionados nas vias públicas ou em estacionamentos públicos, sem capacidade de locomoção por meios próprios. Esses veículos, devido ao seu estado de conservação e processo de deterioração, representam riscos à saúde pública, segurança e meio ambiente, conforme estabelecido pela Resolução nº 985/2022.

Márcio Pires ressalta que o município de Sorriso possui normativas específicas que proíbem o abandono de veículos em vias públicas, espaços públicos ou terrenos próprios. Os veículos irregulares serão recolhidos ao pátio, e, caso o proprietário não se manifeste dentro do prazo legal, serão leiloados como sucatas.

O Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, destaca que a medida visa preservar a saúde pública e a segurança, pois os veículos abandonados se tornam focos de animais peçonhentos e mosquitos transmissores de doenças como dengue, Zika vírus e Chikungunya. Além disso, esses veículos muitas vezes servem como esconderijo para pessoas prejudiciais à sociedade.

José Carlos Moura enfatiza que o trabalho ostensivo será direcionado com base em denúncias de moradores e informações de servidores da Defesa Civil e das secretarias municipais de Saúde e Saneamento, e de Obras e Serviços Públicos. Ele ressalta a importância da colaboração da sociedade e incentiva denúncias por meio do Disque-denúncia nos números 153, (66) 3545 4700 ou (66) 9 9668 2034 – Guarda Civil Municipal.

A operação recebeu o nome de “Hígia” em referência à deusa da preservação da saúde, limpeza e sanidade mental na mitologia grega, simbolizando o propósito da ação de manter a cidade limpa e segura.

O Secretário conclui, pedindo o apoio da comunidade: “Se viu alguma atitude incorreta, independente de quem seja o autor, procure as autoridades competentes e denunciem. Afinal de contas, segurança pública é um dever do Estado e uma responsabilidade de todos”.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: colisão entre duas motocicletas deixa uma pessoa ferida

Colisão entre duas ambulâncias da Saúde deixa três pessoas feridas

Sorriso: acidente na Perimetral do Estádio deixa entregador gravemente ferido

Acidente na BR-163 entre Sorriso e Lucas envolveu cinco veículos

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos

Colisão envolvendo veículos de passeio na BR-163 deixa motorista preso às ferragens em Sorriso