Operação Hígia: Guarda Civil Municipal de Sorriso intensifica a fiscalização e recolhimento de veículos abandonados

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorriso, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), inicia hoje (4) a operação Hígia, uma ação destinada ao recolhimento de veículos automotores abandonados em vias públicas.

De acordo com o Coordenador da GCM, Márcio Pires, a operação conta com a participação de 18 guardas municipais, que atuam de maneira ostensiva na sede do município e nos distritos. A ação terá suporte do setor administrativo e de videomonitoramento em tempo real através da Central de Controle Operacional (CCO).

A ação visa identificar e recolher veículos em estado de abandono, estacionados nas vias públicas ou em estacionamentos públicos, sem capacidade de locomoção por meios próprios. Esses veículos, devido ao seu estado de conservação e processo de deterioração, representam riscos à saúde pública, segurança e meio ambiente, conforme estabelecido pela Resolução nº 985/2022.

Márcio Pires ressalta que o município de Sorriso possui normativas específicas que proíbem o abandono de veículos em vias públicas, espaços públicos ou terrenos próprios. Os veículos irregulares serão recolhidos ao pátio, e, caso o proprietário não se manifeste dentro do prazo legal, serão leiloados como sucatas.

O Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, destaca que a medida visa preservar a saúde pública e a segurança, pois os veículos abandonados se tornam focos de animais peçonhentos e mosquitos transmissores de doenças como dengue, Zika vírus e Chikungunya. Além disso, esses veículos muitas vezes servem como esconderijo para pessoas prejudiciais à sociedade.

José Carlos Moura enfatiza que o trabalho ostensivo será direcionado com base em denúncias de moradores e informações de servidores da Defesa Civil e das secretarias municipais de Saúde e Saneamento, e de Obras e Serviços Públicos. Ele ressalta a importância da colaboração da sociedade e incentiva denúncias por meio do Disque-denúncia nos números 153, (66) 3545 4700 ou (66) 9 9668 2034 – Guarda Civil Municipal.

A operação recebeu o nome de “Hígia” em referência à deusa da preservação da saúde, limpeza e sanidade mental na mitologia grega, simbolizando o propósito da ação de manter a cidade limpa e segura.

O Secretário conclui, pedindo o apoio da comunidade: “Se viu alguma atitude incorreta, independente de quem seja o autor, procure as autoridades competentes e denunciem. Afinal de contas, segurança pública é um dever do Estado e uma responsabilidade de todos”.

galeria de imagens

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital