Operação desarticula organização envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em MT

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Intocável com o objetivo de desarticular uma perigosa organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no estado. O delegado Marcus Vinícius Zampieri detalhou o perfil do principal alvo da operação e revelou a extensão de suas atividades ilícitas.

Segundo as informações da PF, o líder da organização criminosa era o articulador de todo o esquema e possuía uma personalidade violenta, com passagens criminais por homicídio, tráfico de drogas e outros crimes violentos. Além disso, ele ostentava um alto padrão de vida e fazia questão de exibir suas armas de grosso calibre em redes sociais.

De acordo com Zampieri, o traficante vivia uma vida de luxo e extravagância, chegando a possuir um carro da montadora Porsche e ter realizado uma viagem à Europa em um único dia. A investigação apontou que ele mantinha bens em nome de terceiros e familiares, como veículos, aeronaves, bovinos, fazendas e propriedades imobiliárias.

A operação mobilizou a execução de 17 ordens judiciais em três cidades de Mato Grosso: Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião e Sapezal. Dessas, 13 eram mandados de busca e apreensão, visando recolher provas e documentos importantes para a investigação, e 4 eram mandados de prisão, com o objetivo de capturar membros-chave da organização criminosa.

Além das prisões e apreensões, a PF também efetuou o sequestro de bens e valores relacionados aos crimes. Diversos bens móveis e imóveis foram confiscados, incluindo aeronaves, veículos, uma fazenda e outras propriedades que pertenciam ao principal investigado e estavam registrados em nome de terceiros e familiares, caracterizando a tentativa de dissimular a origem ilícita dos valores envolvidos nas atividades criminosas.

Além disso, estabelecimentos empresariais que eram utilizados pela organização para lavagem de dinheiro foram interditados pela polícia, como parte do esforço para desmantelar o esquema criminoso por completo.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC