Operação Iterum da Polícia Federal desmantela esquema de desvio de R$ 13 milhões da saúde em Cuiabá

Nesta quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Iterum’ com o objetivo de desmantelar um grupo investigado por desviar recursos públicos destinados à saúde da cidade de Cuiabá, causando um prejuízo estimado em R$ 13 milhões aos cofres públicos. A operação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, que foram realizados tanto na capital mato-grossense quanto em Várzea Grande.

Mais de 30 policiais federais, com o apoio de quatro servidores da Controladoria Geral da União (CGU), participaram das ações que visavam desbaratar o esquema de corrupção que vinha lesando os recursos destinados à saúde municipal. As investigações conduzidas pela PF revelaram sérias irregularidades na execução de um contrato de serviços de tecnologia, mantido pelo município entre os anos de 2017 e 2022, com uma empresa do ramo de informática.

Segundo as autoridades, o contrato foi aditivado ano a ano, chegando até o ano de 2022, e o prejuízo milionário é resultado do desvio sistemático de recursos ao longo dos cinco anos de vigência do contrato. Durante as investigações, a Polícia Federal e a CGU não encontraram evidências da efetiva prestação dos serviços contratados, além de identificarem irregularidades nos pagamentos realizados.

Os investigados enfrentam acusações graves, incluindo corrupção, lavagem de dinheiro e fraude ao caráter competitivo de licitação. Caso sejam condenados, as penas previstas para esses crimes podem chegar a até 30 anos de reclusão.

A ‘Operação Iterum’ é um passo importante no combate à corrupção e ao desvio de recursos públicos em Cuiabá, demonstrando o compromisso das autoridades em preservar a integridade dos serviços essenciais à população, especialmente na área da saúde.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada