Operação Lei Seca constata 18 pessoas conduzindo veículos sob efeito de álcool

A esquina entre a Avenida Blumenau e a Avenida Natalino João Brescansin foi o ponto escolhido para mais uma edição da Operação Lei Seca, realizada das 23h de sexta-feira (19) até as 2h30 de sábado (20).  Neste intervalo de tempo, a ação resultou na abordagem de 58 condutores com a realização do teste do etilômetro. Um condutor se recusou a fazer o teste e, por apresentar visíveis sinais de embriaguez,  foi encaminhado à Polícia Judiciária Civil (PJC), assim como outros nove condutores, que estavam dirigindo sob a influência de álcool.

Além destes conduzidos à delegacia, outros nove condutores também foram flagrados sob a influência do álcool, mas com limites de até 0,33 mg/l de sangue, o que configura somente infração de trânsito, e não crime de trânsito (quando o volume é de 03,4 mg/l ou mais).

Neste caso, o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Márcio Pires, explica que é aplicada a multa de R$ 2.934,70, acompanhada pela suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Para poder sair do local da abordagem, é preciso que um alguém devidamente habilitado siga conduzindo o veículo do condutor flagrado sob efeito de álcool. Pires explica ainda que, no caso dos condutores levados à PJC, o delegado estipula fiança para que sejam liberados.

A operação, deflagrada de maneira integrada entre a  Prefeitura de Sorriso –  por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), via GMT e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) – ;  e a Secretaria de Estado de Segurança Pública – por meio da Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Judiciária Civil (PJC) e do Detran, também resultou na constatação das seguintes infrações:  nove veículos sem licenciamento, cinco condutores sem CNH, três condutores com a CNH vencida, entre outras.  Ao todo, 14 veículos foram removidos, sendo 8 automóveis e seis motocicletas.

“Por meio do Gabinete de Gestão Integrada, o GGI, podemos planejar e colocar em prática estas ações, que, mais uma vez, reforço, tem o objetivo de sensibilizar condutores para o fim da prática de beber e dirigir, o que é um risco para o próprio condutor, como para terceiros”, aponta o titular da Semsep, José Carlos Moura.

Barulhentas

Ainda na sexta-feira, a GMT, com apoio do NIF, promoveu fiscalização em vários pontos da cidade, como Rua Vale Dourado, no Bairro Rota do Sol, e a Avenida Tancredo Neves, com foco na retirada de circulação de motocicletas com o escapamento adulterado. Ao todo, dez “barulhentas” foram recolhidas, o que também resultou em multa de R$ 195,2 e, cinco pontos a menos na CNH do condutor .

Em 2020, a GMT registrou 125 motocicletas com o escapamento adulterado e, somente em janeiro, foram 26 flagrantes desta mesma ocorrência.

Transporte por aplicativo

O coordenador da GMT informa ainda que na sexta-feira também foi feito, com apoio do NIF, o flagrante de veículos fazendo o transporte de passageiros de  maneira irregular. Tal prática é vedada e os veículos flagrados foram recolhidos. Pires lembra que as empresas de transporte por aplicativo devem apresentar à Semsep, todo mês, a relação dos veículos que prestam serviços a elas.

A apresentação desta lista está prevista no Art. 5.º, IX da Lei 2.932, de 3 de abril de 2019. As empresas que executam este serviço e que ainda não entregaram a lista serão oficialmente notificadas e, caso não apresentem o documento no prazo máximo de dois dias, poderão sofrer sanções previstas na legislação.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada