Operação Policial desmantela fraudes na gestão de saúde em Sinop

Uma operação conduzida pela Polícia Civil, sob coordenação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), está em andamento para investigar a atuação do Instituto de Gestão de Políticas Públicas em Sinop, Mato Grosso, no que se refere à gestão de unidades de saúde do município. Trinta e quatro pessoas, entre pessoas físicas e jurídicas, estão sob suspeita de envolvimento em fraudes relacionadas à prestação de serviços de saúde, visando a obtenção de lucro ilícito e a realização de repasses financeiros a líderes do suposto esquema.

A ação policial envolve o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas e monitoramento eletrônico. Diversos mandados estão sendo executados em Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, São Paulo, Praia Grande e São Vicente (SP). As contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao caso foram bloqueadas.

O ex-Secretário de Saúde da capital, Celio Rodrigues da Silva, teve sua prisão decretada e se apresentou voluntariamente em Cuiabá. Um advogado da capital também está sob investigação e teve sua prisão determinada pela justiça.

A ação estendeu-se à esfera municipal, com a realização de buscas nas residências da Secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo, que também foi afastada de seu cargo por ordem judicial, e do Procurador Jurídico Ivan Schneider, que deve ser afastado de suas funções relativas à secretaria de Saúde.

Em decorrência da operação, um indivíduo foi preso por porte ilegal de arma de fogo, que foi apreendida juntamente com munições.

A justiça determinou a suspensão das atividades de natureza econômica de seis empresas, enquanto 13 pessoas estão sujeitas a medidas cautelares diversas da prisão, incluindo a proibição de acessar as dependências administrativas da Saúde de Sinop e de manter contato com os demais investigados. Os nomes dessas pessoas ainda não foram divulgados.

Além disso, a justiça determinou o sequestro de bens móveis de 21 investigados e de bens imóveis de outros oito, com o objetivo de recompor os cofres públicos no valor de R$ 87,4 milhões, que corresponde ao montante global de três contratos celebrados entre Sinop e a organização social responsável pela gestão da Saúde na cidade.

A decisão judicial inclui a retomada imediata das atividades da Pasta da Saúde pelo município, ocupando provisoriamente toda a estrutura da organização social que anteriormente prestava o serviço terceirizado em Sinop. A organização social deve, no prazo de 10 dias, apresentar um relatório minucioso que detalha todas as irregularidades que possam ter sido cometidas.

A prefeitura foi autorizada a utilizar R$ 1,7 milhão, prestado pela organização social investigada como garantia contratual, para custear as despesas com saúde do município durante o período de ocupação temporária. Todos os pagamentos previstos ou empenhados para a organização social foram suspensos.

A operação é resultado de seis meses de investigações, que envolveram a análise de documentos, levantamento de dados, pesquisas em bases de dados abertas, confronto de informações e identificação de pessoas, veículos e empresas locais. A suspeita é de que a organização social tenha sido criada especificamente para assumir a prestação de serviços de saúde de forma precarizada, com alterações em sua composição coincidindo com a disputa pela dispensa de licitação, conforme relata a Polícia Civil. A organização social venceu diversas dispensas de licitação entre maio e junho de 2022, bem como entre outubro e novembro de 2022 e entre abril e maio de 2023, mantendo sua atuação na cidade até a presente data.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada