Operação Silêncio no Trânsito finaliza com resultados positivos em Sorriso

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Muitas vezes, o desejo de “causar” com o escape estridente acaba “causando” grandes problemas para as pessoas, e também animais, mais sensíveis ao som. Dentro deste grupo, podem ser listados bebês, crianças, idosos, pessoas acamadas, e os autistas, estes considerados hipersensíveis ao som.

Quem relata o estrago que um simples escape danificado ou intencionalmente alterado provoca em um autista é a presidente da Associação das Diversidades Intelectuais (Adin), Maricelia Oliveira Costa. “O barulho causa uma dor tão grande que ‘desregula’ o autista, provoca uma crise tão grave que pode durar por horas, com muito choro e inquietação”.

E tem como evitar isso? Então. Aí entra a empatia, seja na hora de consertar o equipamento defeituoso ou optando por não substituir ou alterar o escape para fazer “muito barulho por nada”. A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Giovana Bottega relata que muitas mães já perceberam que o trabalho realizado pela Guarda Municipal de Trânsito (GM) ajudou a diminuir a barulheira provocada pelos escapamentos desregulados. “Essa abordagem feita é de extrema importância e as pessoas não tem noção do mal que causam por conta do som provocado por escapamentos muito barulhentos”, acrescenta.

Pois é, no dia 10 de agosto, a GM, um dos braços da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), deflagrou a operação “Silêncio no Trânsito” justamente para identificar, multar e orientar a substituição de escapamentos, principalmente de motocicletas, que estejam emitindo barulho além do normal. Apoiaram a GM nesta operação a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que também integra a Semsep; e a Polícia Militar (PM).

Nos 14 dias de operação, os escapamentos “com problema” foram identificados em 36 veículos. E, como durante as blitze outras situações também são observadas, verificou-se que 109 condutores não possuíam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 99 veículos estavam com licenciamento vencido, entre outras irregularidades. Ao todo, 107 veículos foram recolhidos. Os pontos que receberam as ações foram a Perimetral Sudoeste; as avenidas Idemar Riedi, Ademar Raiter, Imigrantes, Adolino Bedin, e Tancredo Neves; e as ruas Lupicínio Rodrigues, Mato Grosso e Cartola.

A infração pelo escape barulhento é considerada grave, a multa é de R$ 195,23 e representa cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “A partir de agora, a ‘Silêncio no Trânsito’ deve virar rotina em Sorriso, a exemplo da Operação Lei Seca”, informa o coordenador da GM, Márcio Pires. E tem como denunciar locais em que o barulho ainda incomoda muito? Tem sim. “Denúncias podem ser feitas pelo 153”, reforça o guarda

Vídeo da notícia

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital