Paciente de Ipiranga do Norte estaria com sintomas de coronavírus; teste poderá ser feito e equipe monitora o caso

Uma paciente do município de Ipiranga do Norte, que não foi identificada, estaria com sintomas de gripe ou pneumonia, semelhantes ao coronavirus, mas ela não sabe se está ou não com a doença. Ela teria tido contato com uma familiar que veio da Itália e procurou uma unidade médica em Sorriso e que não pode ficar isolada de quarentena em casa com sua família, sem ter certeza de que tem o coronavírus ou não. A princípio os sintomas são de uma pneumonia.

“Até onde eu sei eu estou com pneumonia e não posso ficar confinada com minha família na fazenda sem ter certeza do que eu tenho, até onde eu sei eu estou com pneumonia, pode ser bacteriana ou de outro tipo. Até porque eu não sei se estou com o coronavírus ou não”.

Ela diz que ainda não foram realizados exames, porém deverão ser seguidos todos trâmites e protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.  “Hoje à tarde vou retornar ao médico e vou pedir para realizar os exames. Não foi feito nenhum exame, para saber se eu estou com corona ou não, porque só tinha um kit para fazer o exame e teria que ter quase 100% de suspeita para fazer esse exame”.

 A paciente reclama que vazaram informações sobre sua suspeita:

“Não é pra ninguém entrar em pânico, porque tem alguém com coronavirus na cidade, porque ninguém sabe de verdade. Eu acho que faltou ética profissional. Porque se eu vou no médico eles não podem alarmar a cidade sem ter certeza. Porque até então eu estou com pneumonia por enquanto. Alguém vazou uma informação que não deveria ter vazado. Eu quero que tenham cuidado, porque as pessoas podem correr de mim, as vezes eu não estou com essa doença”.

Rogério Noro, secretário Municipal de Saúde de Ipiranga do Norte entrou em contato com a Sorriso FM e relatou que a paciente procurou a secretaria ontem e que todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde estão sendo adotados.

“A paciente nos procurou ontem à tarde na Secretaria de saúde de Ipiranga do Norte. Ela esteve com a equipe e foram adotados todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. Ela não sabia dizer exatamente a data em que esteve com a irmã que teria vindo da Itália. Ela mora em uma fazenda próxima a Ipiranga do norte e a equipe está lá nesta manhã para finalizar a avaliação da paciente. Foram pra lá uma médica e duas enfermeiras e responsável pela Vigilância Epidemiologia para avaliar a situação. Vamos conversar com funcionários da fazenda sobre os métodos de precaução e todos os trâmites. Vamos alinhar todos os protocolos e encaminhar para o Lacen em Cuiabá”.

O secretário disse que estão orientando os munícipes sobre os cuidados de prevenção “Pessoas que retornam de viagem estamos pedindo que informe por telefone a secretaria que esteve em viagem e a orientação é que fique em casa. E pedimos a toda população mantenha as questões de prevenção, as escolas já estão fechadas a partir de hoje e devem evitar aglomerações”.

Município teria somente um teste para o coronavirus.

“Recebemos um teste do estado, se for o caso de coletar na paciente, já será utilizado mas nós vamos buscar receber mais testes. Dos insumos, as hastes de coleta de material estão em falta em todo o mercado, em Cuiabá, em Campo Grande. Os demais itens, como mascaras, avental nós possuímos”.

Veja também

Operação Hospital Seguro desarticula quadrilha de fraudadores em Mato Grosso

Sorriso: MP sugere medidas para corrigir problemas em unidades básicas de saúde

Sorriso inicia campanha de vacinação contra Influenza

Saúde: Morbach Pharma atende em Sorriso na próxima quinta-feira (28)

Campanha de Vacinação contra Influenza terá início em 1º de abril em MT; imunizantes chegaram nesta semana

Campanha de conscientização contra dengue em Mato Grosso começou nesta segunda-feira (18)