Patrulha Maria da Penha da PM tem atuação forte no combate a violência doméstica em Sorriso

O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, que visa intensificar a luta contra a violência doméstica em todo o Brasil. Em Sorriso, no estado de Mato Grosso, o Tenente Magno está à frente da Patrulha Maria da Penha, uma equipe especializada criada em 2019 pelo 12º Batalhão da Polícia Militar para atender mulheres vítimas desse tipo de violência.

O Tenente Magno ressalta a importância de conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de combater a violência doméstica e incentiva a denúncia por meio do número de emergência 190. Ele destaca que a patrulha é responsável por prestar atendimento e acompanhamento a mulheres que possuem medidas protetivas, garantindo assim sua segurança e bem-estar.

A equipe da Patrulha Maria da Penha realiza visitas periódicas às vítimas para verificar o cumprimento das medidas protetivas, certificando-se de que o agressor está respeitando as determinações estabelecidas pelo Juiz. Além disso, durante as visitas, também é verificada a necessidade de apoio social ou jurídico para a vítima, e, se necessário, é feito o encaminhamento para a rede de proteção à mulher, criança e idoso de Sorriso.

Em 2023, só no primeiro semestre, a Patrulha Maria da Penha já prestou atendimento a mais de 340 mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente, cerca de 120 a 140 mulheres estão sendo atendidas regularmente pela equipe, que se empenha em garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas e que as vítimas recebam o suporte necessário.

A campanha Agosto Lilás busca promover a conscientização sobre os diversos tipos de violência que ocorrem dentro dos lares, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, ou patrimoniais. Através de iniciativas como a Patrulha Maria da Penha, Sorriso mostra seu comprometimento em combater esse grave problema social, proporcionando apoio e proteção às mulheres que sofrem com a violência doméstica.

É fundamental que toda a sociedade esteja unida nesse combate, denunciando qualquer forma de violência contra a mulher e apoiando as vítimas para que elas possam reconstruir suas vidas com dignidade e segurança. A Patrulha Maria da Penha, em conjunto com os demais órgãos de proteção, reforça o seu papel na busca por um futuro livre de violência doméstica em Sorriso e em todo o país.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo